Com este post se inicia o Dossiê Gavião, que irá tratar sobre o personagem com a cronologia mais confusa do Universo DC: Gavião Negro!
Criado em 1940 por Gardner Fox e Dennis Neville, o Gavião Negro fez sua primeira aparição em Flash Comics #1. Na trama, Carter Hall era uma reencarnação do faraó Khufu, que descobriu o misterioso Metal Enésimo, que era capaz de anular a gravidade, o que o permitia voar. Desta maneira, confecionou um uniforme com grandes asas que davam controle ao vôo e tornou-se o combatente do crime conhecido como Gavião Negro. Arqueólogo, Hall usava antigas armas no combate ao crime – maças, lanças e espadas – todas propriedades do museu de onde era curador.
Unidos, fizeram parte do Comando Invencível, equipe que reunia praticamente todos os heróis da Era de Ouro para lutarem na Segunda Guerra Mundial.Era de Prata
Com o fim da guerra, a moda dos super-heróis começou a perder forçar para a ficção cientifica. Para sobreviver, a National Periodical Publications (nome da DC Comics na época), foi obrigada a cancelar títulos de seus super-heróis e buscou novos ramos. No início da década de 50, as HQs de Ficção Científica que a editora lançou se tornaram um estrondoso sucesso. A idéia da publicação foi dada pelo editor Julius Schwartz. Em 1954 chegava às livrarias dos EUA, o livro Seduction of Innocent, livro escrito pelo psicólogo Frederic Wertham, que iniciou uma verdadeira guerra contra os quadrinhos. A obra destacava a influência negativa dos quadrinhos nas crianças. O livro foi tão repercutido que uma comissão do Senado americano foi criado para investigar as acusações de Frederic. Para debater as acusações, a CMAA (Comics Magazine Association of America) criou o Comics Code Authority, um extenso conjunto de regrar do que poderia ser mostrado nas revistas. Com isso, antes de publicarem seus títulos, as editoras deveriam enviá-los a CMAA, que analisava se o material estava de acordo com o código. Os aprovados recebiam o direito de incluir em suas capas um selo de aprovação.
Com a pressão do Comics Code às HQs de terror e policiais (que eram os sucessos da época), a National, que usava como logo “Superman-DC-National Comics” (DC de Detective Comics), percebeu que aquele era o momento ideal para relançar seus antigos super-heróis. Julius Schwartz aceitou o projeto com uma única condição, reformular o personagem escolhido para o relançamento. Dessa maneira, novas versões dos heróis da Era de Ouro foram lançadas, incluindo o Gavião Negro. Com isso, se iniciou a Era de Prata.
Nessa versão criada por Gardner Fox e Joe Kubert, seus poderes permaneciam basicamente os mesmos, mas sua origem não. A nova origem estabalecia que ele e sua esposa Shayera eram policias alienígenas oriundos do planeta Thanagar. Nestas novas incarnações, Gavião Negro se chamava Katar Hol e Mulher Gavião, Shayera. A dupla veio à Terra no encalço de Byth, um criminoso Thanagariano. Ao conhecerem a nova cultura, resolvem ficar e estudar os meios de combate ao crime na Terra.
No nosso planeta, adotaram os nomes Carter e Shiera Hall e se tornaram curadores de um museu de Midway City.Gavião Negro se tornou membro da Liga da Justiça da América, onde ele, um policial conservador, conheceu e desenvolveu a famosa relação antagônica com o milionário e liberal Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Na equipe, também desenvolveu uma grande amizade com Ray Palmer, o Eléktron. Parceria esta que se estendeu por anos e a dupla de amigos, inclusive, tiveram um título: Atom and Hawkman, título este que foi "ressuscitado" durante a Noite Mais Densa.
Nos anos de 1960, Jay Garrick, o Flash da Era de Ouro, se encontrou com Barry Allen, o novo Flash da Era de Prata. No encontro, foi estabelecido que os personagens da Era de Ouro viviam num Universo alternativo, a Terra 2 e que os personagens da Era de Prata viviam na Terra 1. Isso providenciou os encontros anuais entre Liga da Justiça e Sociedade da Justiça.
No primeiro encontro entre as equipes, onde o Gavião Negro da Era de Ouro participou, foi revelado que a SJA havia se aposentado e acabou voltando a ação para se unir a LJA.
A partir daí, múltiplas Terras compondo um Multiverso infinito surgiu e isso causou um grande problema na continuidade. Para resolver isso, a DC Comics, nome já adotado, publicou a grandiosa saga Crise nas Infinitas Terras no seu aniversário de 50 anos. Mas isto é assunto para a segunda parte...
Nenhum comentário:
Postar um comentário