Em 1996, quando a DC Comics estava publicando histórias Elseworlds (Túnel do Tempo) com grande regularidade, o escritor Steve Englehart mandou uma ideia de uma história nestes moldes na qual o Batman seria Hamlet. O título da história seria “The Tragedy of Batman, Prince of Denmark" (A Tragédia do Batman, Príncipe da Dinamarca). A chamada é tão curiosa quanto o título: “To be the bat, or not be..."(Ser o morcego, ou não ser).
Steve, num bate-papo com o site CBR, contou ter percebido, naquela época, que havia um desafio em passar este conceito para as HQs, e resolveu assumi-lo. Ao ler Hamlet com muito cuidado e fazendo muitas anotações sobre caracterizações e temáticas, ele construiu a ideia em torno do Batman e do Coringa, passando a ideia para o então editor Dennis O’Neil. Bom, o resultado da história pode ser lido a seguir, como relatado pelo próprio Steve:
“Escrevi uma sinopse detalhada, com toda a minha erudição. E Denny, sei lá por qual razão, não gostou, então ficou por isso mesmo“, disse o escritor.
“No entanto sempre vendo meus textos, e este é um dos meus best seller!"
O script pode ser comprado no site de Steve (este aqui). Pra finalizar, vale lembrar que Grant Morrison, enciclopédico como é, utilizou esta lenda urbana numa história do Batman interligada a Crise Final, colocando o herói a caráter e brandindo uma espada em Batman #682.
Fonte: Multiverso DC & Comic Book Legends Revealed do CBR
Bacana esse rumor. Batman é bastante shakespeareano... É uma pena isso não ter se concretizado.
ResponderExcluir