terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ouça, lá no rádio! As aventuras do Superman nas ondas do passado



Ao todo,  2.088 episódios de The Adventures of Superman foram ao ar nos EUA
Em 2018 um certo Homem de Aço completou 80 anos. Criado em 1938, o Superman é apontado como o responsável pelo pontapé inicial da Era de Ouro dos quadrinhos. Uma fase que criou Batman, Capitão América, Flash e a maioria dos heróis que são publicados até hoje. 

Harry Donenfeld (editor da National/DC Comics), Bud Collyer (Superman) e Joan Alexander (Lois Lane)
Na época, o sucesso que o Último Filho de Krypton fez foi estrondoso, algo que nenhum outro personagem de ficção havia conseguido até então. Não demorou muito para que o Superman virasse caixa de cereal, brinquedo e até estrela do cinema. Mas foi uma outra mídia bem conhecida que alavancou a popularidade do herói.

Entre 1940 e 1951, The Adventures of Superman fez com que milhares de pessoas sentassem a frente dos rádios para ouvir histórias inéditas do personagem. O programa foi responsável por estabelecer alguns dos elementos mais importantes da mitologia do Homem de Aço. 

A clássica frase “Olhe, lá no céu..”; coadjuvantes como Perry White e Jimmy Olsen; e a Kryptonita, principal fraqueza do Superman, foram criados no rádio. Até mesmo Batman e Robin fizeram pontas na série. Com mais de 2 mil episódios, The Adventures of Superman é considerada a primeira grande adaptação do personagem, em uma época que as ondas da rádio davam vida ao herói.

A Kellog's patrocinava o programa
No entanto, um dos marcos da série teve impacto na vida real. Em 1946, após sugestão do ativista Stetson Kennedy, que havia se infiltrado na Ku Klux Klan, o programa passou a atacar a organização. Conforme ia decifrando práticas, rituais e identidades, Kennedy repassava as informações aos produtores de The Adventures of Superman. O resultado foi o arco de episódios conhecidos como Clan of the Fiery Cross, em que o herói desvendava parte dos segredos da Klan, e com isso a organização começou a ser desacreditada. Nos anos seguintes, a KKK perdeu cada vez mais a força e a organização racista virou uma seita clandestina.

Curiosidade: se nos quadrinhos a identidade secreta do  Homem de Aço era um segredo, em The Adventures of Superman não foi  diferente. Apenas em 1946 foi revelado que Bud Collyer era o intérprete do personagem no programa.  A revelação só veio a público quando Superman foi usado em uma campanha promocional contra o racismo e Collyer foi entrevistado pela revista Time.

Um comentário: