domingo, 24 de abril de 2011

Os Supergêmeos

Odiados por alguns. Amos por outros. Estes gêmeos estão sem dúvida alguma entre os irmãos gêmeos mais famosos dos desenhos animados. Ao contrário do que muitos pensam, os Supergêmeos (Zan, Jayna e Gleek) não surgiram nas revistas em quadrinhos publicadas pela DC Comics. Os irmãos foram criados em 1977 pelos estúdios Hanna-Barbera.
Quando a Hanna-Barbera licenciou os direitos de animação dos personagens da DC Comics e adaptou a Liga da Justiça dos quadrinhos para a televisão, fez diversas mudanças durante o processo de transição, não apenas na mudança de nome da equipe para Superamigos, embora os membros da equipe, algumas vez, se referissem como a Liga da Justiça no desenho. A violência, comum nos quadrinhos de super-heróis, foi amenizada para um público mais jovem, bem como para se adequar às normas de transmissão restritivas em relação à violência na televisão dos anos 1970 para crianças. Além da mudança do nome da equipe, novos personagens foram criados como integrantes: Marvin, Wendy e Supercão (que apareceriam muitos anos mais tarde como membros dos Novos Titãs nas HQs). Porém, ao término da primeira temporada, o trio foi esquecido já que a série foi cancelada.

Porém, a popularidade das séries de TV Mulher Maravilha e O Homem de Seis Milhões de Dólares estimularam o interesse em renovar o programa Superamigos. Assim, em 1977, foi lançado The All-New Superfriends Hour, a segunda série de Superamigos. Para substituírem Marvin, Wendy e Supercão, foram criados Zan, Jayna, os Supergêmeos, e seu macaco espacial Gleek.
Na animação, os Supergêmeos eram nativos do planeta Exxor e vieram à Terra para aprender a serem heróis com a LJA. Zan e Jayna podiam "ativar" ou "desativar" seus poderes quando juntassem as mãos. Ao ativarem seus poderes, Zan pode tomar a forma da água em seus diversos estados (gasoso, líquido, sólido) alterando inclusive a temperatura sem mudança de estado. Já Jayna pode se transformar em qualquer tipo de animal. Os gêmeos se assemelhavam a “duendes” devido às suas orelhas pontudas. Zan e Jayna usavam colantes roxos similares. Enquanto a Gleek, o macaco espacial azul e dentuço adorava bananas e parte do tempo atrapalhava e parte do tempo salvava o dia. Os Supergêmeos apareciam também em Challenge of the Super Friends, The World's Greatest Super Friends, Super Friends, e Super Friends: The Legendary Super Powers Show, outras “temporadas” do desenho Superamigos aqui no Brasil.

Os Supergêmeos nos quadrinhos
Os personagens foram introduzidos mais tarde nas histórias em quadrinhos dos Superamigos, onde eles eram muito mais competentes e heróicos. Além disso, nas HQs baseadas no desenho, foram mostrados detalhes de suas origens assim como a explicação da substituição de Wendy e Marvin por eles.

Nos anos 90, a DC Comics, seguindo a moda da época (histórias violentas com mulheres bonitas e homens musculosos), lançou a série Extreme Justice, que mostrava as aventuras da equipe Justiça Extrema, composta por antigos membros da Liga da Justiça, como Capitão Átomo, Besouro Azul e Gladiador Dourado. Em Extreme Justice #9 foram introduzidos as versões modernas de Zan e Jayna, os Supergêmeos. Sem conseguirem se comunicar, os gêmeos usam seus poderes em defesa própria e acabam encontrando a Justiça Extrema. Nisso, é revelado que os gêmeos eram escravos de um vendedor de escravo alienígena.Com a ajuda da Justiça Extrema, eles foram capazes de impedir que sua raça fosse vendida como escravos. Zan e Jayna acabaram optando por ficar na Terra com a Justiça Extrema.

Conforme revelado nessas histórias, Zan e Jayna são dois dos diversos pares de gêmeos que são protetores hereditários de Exor. Os “Dez Elementos do Universo” é o nome dado à um grupo de cinco pares de gêmeos reais em Exor. Cada par possuiu poderes elementais incluindo fogo, amor, vapores, plantas, som, metal e sombras. Eles permaneceram com o grupo até o seu final, e depois disso, fizeram somente aparições ocasionais na Terra.
Certa vez, eles ajudaram super-grupo adolescente montado pela Justiça Jovem. Nesta ocasião, os Supergêmeos usavam camisetas e calças jeans e comiam os CD's, o que deixou a Moça Maravilha muito irritada.
(Clique para ampliar)

Embora raramente vistos atualmente, estas versões dos Supergêmeos ainda fazem parte do Universo DC atual. Zan e Jayna chegaram a fazer uma ponta na capa de JLA/Avengers #3 e na batalha decisiva contra Krona no crossover entre Liga da Justiça e Vingadores. Além disso, os gêmeos puderam ser vistos como garçons em Reino do Amanhã.
Recentemente, Gleek e os Supergêmeos apareceram na linha de livros infantis DC Super Pets. Porém, apesar dos Supergêmeos terem se tornado personagens parte da continuidade oficial da DC, Gleek nunca conseguiu isso. Porém, ele já foi homenageado algumas vezes, como no divertido Elseworld Batman e Superman: Os Piores do Mundo, onde ele, os gêmeos e os Superamigos foram vítimas do duelo entre Batmirim e Mr Mxyzptlk.

Outras aparições

Depois do fim da série animada e dos quadrinhos baseados nela, Zan, Jayna e Gleek ficaram longe dos quadrinhos e da TV por muito tempo. Porém, eles se tornaram populares não apenas entre os fãs da série, como entre várias pessoas e isso proporcionou a eles um status de cult, recebendo homenagens em diversas séries até hoje. Em 2002, surgiu um boato que a Warner e a produtora Gaylord Films realizariam um filme dos Supergêmeos. Apareceu até um pôster promocional. No ano seguinte, o site Comics2Film divulgou que o roteiro seria escrito por Merriwether Williams. No entanto, até agora Zan e Jayna continuam sem “ativar” na telona.
Recentemente, foi lançado um pack de bonecos dos Supergêmeos e Gleek, que faz parte da linha DC Universe Classics.
Os Supergêmeos foram homenageados em séries desenhos atuais da DC Comics. Em Liga da Justiça, uma estátua dos Supergêmeos pôde ser vista no episódio “Injustiça para Todos”. Já em Liga da Justiça Sem Limites, um grupo chamado Ultimen confrontou a Liga da Justiça. Os Ultimen não eram nada mais do que simples homenagens e versões “ultimate” dos super-heróis criados pela Hanna-Barbera para Superamigos:
Respectivamente:Wind Dragon (Samurai), Juice (Vulcão Negro), Long Shadow (Chefe Apache), Downpour/Shifter (Supergêmeos Zan e Jayna). Só faltou com o El Dorado, Rima, Marvin e Wendy.
No desenho Batman: Os Bravos e Destemidos, Gleek fez uma ponta como um dos troféus da sala de troféus do Caçador Sem Face.
Por fim, os Supergêmeos apareceram no episódio “Idol” do seriado Smallville, ao lado do jovem Clark Kent. Gleek também foi homenageado no episódio. Ele apareceu como uma decoração no celular de Jayna e o som de sua gargalhada como ringtone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário