sábado, 2 de junho de 2018

'Mim ser Bizarro' - Parte I


Bizarro: um vilão querido
Ao longo dos anos, muitas editoras tentaram repetir o sucesso do Superman criando personagens idênticos ao Homem de Aço. Poucos deram certo. Mas existe uma cópia do filho de Krypton que conquistou o carinho dos fãs: Bizarro. Criado pela própria DC Comics, a duplicata imperfeita de Kal-El é um dos inimigos mais conhecidos do Azulão, mas se engana quem acha que a cronologia do personagem é simples. Pode acreditar, ela é mais confusa que a mente do próprio Bizarro.

Em comemoração aos 60 anos da criação do personagem, confira uma lista com as principais versões que surgiram nos quadrinhos. Nesta primeira parte, todos os Bizarros do período Pré-Crise nas Infinitas Terras.

Superboy Bizarro I (Pré-Crise)
O Superboy Bizarro por George Pappo
Criado por Otto Binder e George Pappo, o primeiro Bizarro surgiu em 1958 na revista Superboy #68 (Superboy-Bi #30, no Brasil) e era uma cópia do então adolescente Clark Kent. Esse Superboy Bizarro foi resultado de um acidente envolvendo o raio duplicador do professor Dalton.  Com uma pele branca e calcária, além de apresentar um comportamento infantil, a criatura foi chamada de bizarra (bizarre) pelo Superboy, no entanto, a duplicata entendeu o apelido como 'Bizarro' e acabou adotando esse nome.
Melissa encontra Bizarro
Apesar de gentil, Bizarro foi caçado pelos moradores de Smallville devido a imaturidade e força descontrolada. Apenas Melissa, uma garotinha cega, demonstrou compaixão pela cópia imperfeita do Garoto de Aço. No fim da história, o Superboy Bizarro acaba morrendo ao colidir com a máquina do professor Dalton. O que sobrou do Bizarro Superboy fez com que Melissa enxergasse.

O Bizarro de Alvin Schwartz 
 
O Bizarro das tiras de jornal
Existe uma polêmica quanto a criação de Bizarro. Pouco depois da aparição do Superboy Bizarro, uma versão adulta da criatura apareceu em 1958 nas tiras do Superman publicadas em jornais. Apesar dessa versão ter sido publicada depois de Superboy #68 (vendida em agosto de 1958),  muitos acreditam que essa versão foi criada antes da história do Garoto de Aço. Se isso estiver correr, Bizarro então foi criado por Alvin Schwartz, que escreveu a tira do jornal.

Esse Bizarro estreou no episódio 105: A batalha com Bizarro (publicado nas tiras 6147 - 6242, que saíram entre 25 de agosto de 1958 a 13 de dezembro de 1958). O enredo do jornal introduziu os estranhos padrões de fala que se tornaram marca do personagem.
Quem surgiu primeiro?
Uma curiosidade deste Bizarro é que invés de usar o 'S', invertido ou não, ele ostentava um 'B' de Bizarro em seu peito. Segundo Alvin, se Superman era a luz, Bizarro era a escuridão.

Bizarro #1 (Pré-Crise)

Bizarro #1
Apesar de ter sido destruído em sua primeira aparição, Bizarro fez sucesso entre os leitores e para aproveitar as respostas positivas, a DC decidiu trazer a criatura de volta em 1959 na revista Action Comics #254 (Superman #90, no Brasil). Otto Binder e Al Plastino foram os artistas escolhidos para a missão. Nesse retorno, Lex Luthor, na tentativa de criar um clone do Superman, põe as mãos no projeto do professor Dalton e acaba criando outra versão imperfeita do Homem de Aço, dessa vez já adulta. Ali surgia a versão mais conhecida de Bizarro, incluindo o característico emblema com o 'S' ao contrário.

O Mundo Bizarro
Apaixonado por Lois Lane, a Criatura de Aço usa a máquina duplicadora para criar uma Lois Lane Bizarro. Insatisfeito com a vida na Terra e de tantos embates com Superman, o casal sai da Terra e adota um planeta semelhante ao nosso. O Mundo Bizarro, ou Arret (Terra ao contrário), era povoado por versões bizarras de personagens da Terra 1 Pré-Crise. Existiam cópias imperfeitas de membros da Liga da Justiça e de funcionários do Planeta Diário. Para mostrarem que eram os líderes de seu povo, Bizarro e Lois Bizarro usavam cordões que os identificavam como os nº 1. Os tiveram dois filhos, batizados de Bizarro Jr e Lois Bizarro Jr. Curiosamente, o visual quadrado de Arret só foi possível graças ao Superman, que após ser acusado de fazer boas ações no Mundo Bizarro, ganha perdão pelo seu crime transformando o planeta, antes redondo, em um cubo.

Bizarro e sua família
O Homem de Aço também foi responsável por criar outro dos principais elementos da mitologia de Bizarro: a Kryptonita Azul. O mineral, a principal fraqueza do filho de Arret, surgiu quando Superman expôs a  tradicional Kryptonita Verde a máquina duplicadora do professor Dalton.

Pouco depois da Crise nas Infinitas Terras, diversos artistas decidiram dar fim aos personagens e histórias do Multiverso. Bizarro e sua família, que eram habitantes do universo da Terra 1, tiveram dois finais. Ambos trágicos. 

A morte de Bizarro escrita por Alan Moore
Em setembro de 1986, Alan Moore encerrou a saga do Superman Pré-Crise com o 'O que aconteceu ao Homem de Aço?'. Nela, Bizarro, depois de ter destruído seu planeta, se mata com Kryptonita Azul. O plano da criatura era se tornar a "duplicata imperfeita perfeita", por isso a decisão de matar pessoas, destruir o Mundo Bizarro e tirar sua própria vida.

Bizarro crava o destino de seu filho: o primeiro a morrer
 No mesmo mês, foi publicada a revista DC Comics Presents #97. A edição trouxe outro fim a vida de Bizarro e seus amigos. Na trama, irritado pela existência do planeta em forma de cubo, Aethyr, a consciência demoníaca da Zona Fantasma, explode o Arret. Na tentativa de imitar Jor-El e Lara, Bizarro #1 e Lois Bizarro colocam Bizarro Jr em um pequeno foguete. No entanto, devido à natureza das ações do casal, a nave não é lançada para o espaço e sim para o núcleo do planeta. No fim, todos os habitantes são destruídos. Ironicamente, Bizarro #1 acaba sendo a último a morrer.

Novo Bizarro (Pré-Crise) 
O Novo Bizarro surgiu de um brilhante plano do Bizarro
Pouco depois de sua própria criação através do raio duplicador, Bizarro usa a máquina em si mesmo. Com isso, surge uma duplicata fisicamente idêntica  ao Superman, mas com a mente perturbada de Bizarro. Esse "Novo Bizarro", criado para tentar enganar Lois Lane, morreu depois de ser exposto a à Kryptonita verde. Ele apareceu pela primeira vez em Action Comics #254.

Superboy Bizarro II (Pré-Crise) 
O Superboy Bizarro e sua Legião
Em 1965, na revista Adventure Comics #329 (A Legião dos Super-Heróis #1), surgia a segunda versão bizarra do Garoto de Aço. Criado por Jerry Siegel, um dos criadores do Superman, esse segundo Superboy Bizarro também tem a origem ligada ao raio duplicador. Na história, ele viaja até o século 30 na tentativa de se juntar a Legião dos Super-Heróis. Recusado pelos Legionários, a criatura decide criar suas próprias versões dos jovens em Arret. 

Confrontado pela Legião, o Superboy Bizarro promete acabar com sua equipe em troca de uma coisa: que o Superboy original transforme um diamante em carvão, o que deixaria ele e seus colegas ricos no Mundo Bizarro. Com a ajuda do Rapaz Elemento, o Garoto de Aço cumpre o combinado e as cópias imperfeitas voltam para seu planeta natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário