sábado, 9 de junho de 2018

O universo do amor


O Dia dos Namorados está chegando. E aproveitando esse clima de romance, listei alguns dos principais casais do Universo DC.

Gavião Negro e Mulher Gavião
Love of two is one
Um romance que ultrapassou as fronteiras do espaço e do tempo. O casal é responsável pela maior prova de amor do Universo DC, tanto que os corpos de Khufu e Chay-Ara eram a fonte de energia da bateria das Safiras Estrelas, a tropa que representa a paixão.

Existe algo mais romântico do que reencarnar em vidas diferentes e encontrar um ao outro em cada uma delas? Esse é o ciclo que o Gavião Negro e a Mulher Gavião fazem há séculos, desde que foram mortos por Hath-Set no antigo Egito. Seja por conta do metal enésimo ou do poderoso vínculo que existe entre eles, a verdade é que os dois pombinh... digo, gaviões, já comprovaram o quanto seu amor é verdadeiro. Origens reformuladas, mortes, ressurreições, crises.. Nada disso conseguiu derrotar a união esse casal. Sejam eles alienígenas vindos de Thanagar ou  príncipes egípcios, suas almas estão ligadas por toda eternidade.


Superman e Lois Lane
Maybe I'm amazed at the way you love me all the time
O casal mais famoso dos quadrinhos. O amor que existe entre eles não precisa de explicações. Basta você ler as primeiras aparições de Lois e Clark que você já sente que sempre existiu algo especial entre eles. Um romance que já foi retratado não apenas nos quadrinhos, como também nas tiras de jornal, seriados de TV, filmes, desenhos e games. Para toda Terra do Multiverso deve existir um Superman. E por trás de cada um desses Homens de Aço, há uma Lois Lane.

O amor entre eles já foi capaz de superar todos os tipos de barreira. Até mesmo as da realidade, quando o Superman original (ou da Terra 2, como preferir), ultrapassou os limites do limbo em que estava para tentar salvar sua Lois. E quando o Azulão morreu nos anos 90 ou quando ele virou uma criatura elétrica, Quem sempre estava lá? Lois. Como falei no início do texto: não existe como descrever esse amor. Claro, tiveram altos e baixos ao lado de 80 anos, mas que casal não teve? Hoje, Lois e Clark estão feliz, com um filho e um cachorro.

Senhor Milagre e Grande Barda

Love comes to the rescue
O mestre das fugas não conseguiu fugir do amor. O amor entre o Senhor Milagre e Barda é a prova que os opostos se atraem. Enquanto ele sempre foi calmo e calculista, ela nunca deixou de usar a força bruta para resolver os problemas.  Scott e Barda conseguiram o impossível ao encontrar o amor em Apokolips, um planeta dominado pelo ódio, mas foi na Terra que os dois puderam viver com um casal feliz.

Em muitas mitologias, pode ser uma coisa assustadora quando deuses se unem no sagrado matrimônio, mas pode ter certeza, a união desses dois foi uma das melhores coisas que já aconteceram no multiverso. Antes de se apaixonarem, os dois tiveram que escapar de Darkseid. Enquanto Barda saiu dos campos de treinamento da Vovó Bondade, o Senhor Milagre fugiu do tirano em pessoa. Super-heróis e embaixadores de Nova Gênese. Os dois provaram que até mesmo Novos Deuses podem encontrar o amor.

Arqueiro Verde e Canário Negro
You really got me
Apenas uma música pode definir esse amor: "Entre tapas e beijos".  Inicialmente, o jeitão de Oliver não agradou Dinah. Mas com o passar do tempo, os dois foram desenvolvendo interesses em comum. Surgia ali um dos romances mais icônicos dos quadrinhos. Com certeza o amor entre o Arqueiro e a Canário é um dos favoritos dos leitores.

Apesar de serem praticamente imbatíveis lutando lado a lado, os dois nunca deixaram as desavenças de lado. Seja por questões éticas ou pelas traições cometidas por Oliver. Como de praxe no Universo DC, o amor desse casal superou até mesmo a morte. Duas personalidades fortes e um só coração. Oliver pode ser o melhor arqueiro das HQs, mas ao conhecer Dinah ele tem que confessar que foi atingido em cheio pelo cupido. Depois de muita confusão e crises no relacionamento, o casou enfim se casou nos anos 2000.

Homem-Elástico e Sue Dibny
Hold me in your arms
Você pode fazer inúmeras listas dos melhores casais dos quadrinhos, mas se tem um que você não pode deixar de fora é esse. Ralph e Sue se conheceram em uma festa. E quando ninguém dava bola por um herói que se esticava, a moça não conseguia tirar os olhos dele. Sue nunca precisou se tornar uma heroína para acompanhar o marido nas mais loucas aventuras que ele viveu. Mas pode ter certeza que para Ralph, ela sempre foi sua grande protetora e inspiração. Até mesmo quando ele decidiu revelar sua identidade secreta (um dos primeiros super-heróis a fazer isso), Sue o apoiou, mesmo que isso colocasse sua vida em risco.

Apesar do fim trágico, o casal viveu intensamente o amor por mais de 40 anos. Sempre ao lado de Ralph na Liga da Justiça, do satélite no espaço ao bunker de Detroit, até mesmo na filial européia da equipe, Sue é quem parecia ter poderes elásticos. Sempre dava um jeito de se manter perto do marido para provar seu amor. Algo Ralph nunca deixou de poupar forças para retribuir. Tanto que após a morte da esposa, o herói deu sua vida na tentativa de trazer Sue de volta. No fim, o romance entre os dois foi tão forte que eles se reencontraram como fantasmas.
                                                                              
Família Flash

Good old-fashioned lover boy
Fato Flash: A Família Flash é um exemplo de como o amor pode superar qualquer tipo de adversidade. Você pode ser o homem mais rápido do mundo, mas quando o amor chama, você não consegue ser tão veloz assim para fugir dele.

Jay Garrick e Joan Williams Garrick

O relacionamento entre Jay e Joan pode ser chamado de um amor da Era de Ouro. Não apenas pela origem na década de 1940, mas também por todas as lições que esse casal nos ensinou. Juntos desde a primeira aparição de um Flash nos quadrinhos, os dois já superaram tudo. Crises, um ragnarok, a leucemia e até mesmo a triste notícia de que não poderiam ter filhos (eles chegaram a adotar Jakeem Trovoada e Bart Allen, o Impulso). Um casamento que inspira gerações. Alguns falam que Jay foi rejuvenescido pela Força de Aceleração ou pela energia de Ian Karkull. Pode acreditar, na verdade o amor de Joan que é o segredo por trás da fonte da juventude desse casal.

Here, there and everywhere
Barry Allen e Iris Allen West

Um dos relacionamentos mais famosos dos quadrinhos. Sabe quando dizem que quando o destino quer, nada pode separar um amor? Então, Barry e Iris são as provas vivas disso. O romance dos dois transcendeu mais de uma vez a morte e a distância que separa o passado do futuro.  É inegável que a moça sempre foi o para-raio de Barry. Seu porto seguro. Tanto no século mais distante no futuro, em que foram pais dos Gêmeos Tornado, ou no seriado da TV, Barry e Iris nasceram um para o outro. Se Barry é a origem da energia que alimenta a Força de Aceleração e os demais velocistas, Iris é o que faz Allen se mexer. 

You can't hurry love
Wally West e Linda Park-West

Um raio cai mais de uma vez no mesmo lugar. Wally West pode falar com tranquilidade isso. Além de ter ganho seus poderes da mesma forma que seu tio Barry ganhou, Wally também viveu os mais diferentes desafios para provar o amor ao lado de sua alma gêmea.  A repórter de TV Linda Park foi quem conquistou o coração do inquieto Wally. Ela sempre esteve ao lado do homem mais rápido do mundo, até mesmo quando abdicou da vida na Terra para acompanhar o marido em outra dimensão. Pais de gêmeos, Wally e Linda também podem se gabar que venceram todos os tipos de desafios.

Apolo e Meia-Noite
With every kiss our love is like brand-new
Muito mais do que homenagens a Superman e Batman. Apolo e Meia-Noite merecem respeito. Originalmente membros de uma equipe especial do StormWatch, os dois, após serem traídos, se tornaram os vigilantes mais letais que os criminosos já encontraram. Os dois são os principais membros do Authority. E também, a prova de que o amor supera qualquer tipo de preconceito.

Casados há muito tempo, os dois são infalíveis na luta contra o mal, mas como todo casal, a dupla teve seus altos e baixos, como brigas e separações. Mas o amor que existe entre eles sempre falou mais alto. Pela filha, a pequena Jenny Quantum,  Apolo e Meia-Noite lutaram até mesmo contra Lobo, Coelhinho da Páscoa e Papai Noel. Tanto no Universo Wildstorm ou no Multiverso DC, esse amor em família é um exemplo de força.

Aquaman e Mera
Two worlds collided and they could never tear us apart
Um casal que tinha tudo para dar errado e deu certo (bem, na maioria das vezes). A princesa do reino subaquático de Xebel deveria matar o rei de Atlântida, mas o que aconteceu foi que graças ao plano de Mera de se aproximar de Arthur para completar sua missão, surgiu uma grande paixão entre os dois. 

A dupla ficou presa entre dois mundos. O da rejeição de seus povos e do amor entre eles.  Com visões diferentes de como enxergar os reinos da superfície e os do mar, muitas vezes o casal real entrou em conflito. O que não faltaram em mais de 50 anos de relacionamento foram brigas e separações. Mera e Aquaman tiveram que enfrentar até mesmo a perda de um filho e a morte do herói dos sete mares. Mas pode acreditar, eles são a grande prova que um casal funciona muito bem como unidade. Não há ódio no multiverso que supere esse amor. Mera que o diga...


2 comentários: