sábado, 3 de abril de 2010

Dossiê Gavião Negro - Parte IV: Resumo

ATENÇÃO: CONTEM SPOILERS!

Pessoal, chegamos a conclusão do nosso Dossiê Gavião Negro com um resumo da cronologia do Gavião Negro:
Como profetizado por Nabu, no Antigo Egito, o Príncipe Khufu, Thet Adam e Nabu se depararam com os destroços de uma espaçonave Thanagariana. Chegando na nave, a tripulante alienígena, em seus últimos momentos de vida, sussurou: "Metal Enésimo....".

Levada por Teth Adam ao Templo de Horus, foi descoberto que a nave era totalmente revestida de um material misterioso – o Metal Enésimo – dotado de inúmeras propriedades incríveis, dentre elas a capacidade de anular a gravidade. Usando-o, Khufu e sua amanete Chay-Ara passaram a voar. Além disso, a exposição ao elemento imprimiu neles memórias Thanagarianas e, combinado com o amor deles, fortaleceu suas almas e o laço entre elas. Em seguida, os dois foram assassinados por Hath-Set, um sacerdote corrupto de Anubis. Infelizmente, foram almadiçoados a reencarnaram diversas vezes durante os séculos, destinados a se encontrarem e se apaixonarem, no entanto, também a morrerem sempre no auge de seu amor. Nos anos 1940, Khufu emergiu como Carter Hall e ela como Shiera Hall. Com a ajuda do metal antigravitacional enésimo, os dois se tornaram o Gavião Negro e Mulher Gavião, respectivamente. Carter e Shiera entraram para a Sociedade da Justiça da América. Carter comandou a equipe durante muito tempo. Na época, Carter havia um amigo, Perry Carter, que o ajudou a duplicar o metal enésimo. Perry era um Thanagariano, chamado Katar Hol, que a mando do império Thanagariano, encontrou em Carter o que Thanagar precisava, já que seus mundos e destinos de suas raças sempre estiveram ligados. Perry também é pai de Katar Hol.

Mais tarde, Carter e Shiera se casaram e tiveram um filho, Hector Hall, que adotou o nome de Escaravelho de Prata(Hector tornou-se mais tarde o Sandman e posteriomente o Sr Destino) e participou da Corporação Infinito, com Boréas, afilhado de Carter Hall.

Posteriormente, a SJA sofreria aposentadoria forçada em 1951 pois recusaram revelarem suas identidades secretas. Com isso, seus membros se aposentaram.
Em torno de 30 anos mais tarde, Superman fez sua grande aparição em público e isso fez a nova Era Heróica florescer. Nisso, foi fundada a Liga da Justiça da América. Isto inspirou a volta da SJA, que passou a se aliar constantemente com a nova equipe. Carter e Shiera se juntaram à Liga como forma de unir os dois grupos, formando um elo entre as duas equipes. Na LJA, Carter teve suas famosas brigas com o liberal Oliver Queen (Arqueiro Verde) e desenvolveu sua grande amizade com Ray Palmer, o Eléktron.

Na esteira da Crise nas Infinitas Terras, a SJA (com Gavião Negro e Mulher Gavião) foi enviada para o Limbo e condenada a lutar eternamente no Ragnarok. Enquanto o mundo pensava que a equipe estava morta, seus filhos e cuidados formaram a Corporação Infinito. Faziam parte da equipe: Hector Hall, filho dos Gaviões, que atuava como Escaravelho de Prata e Bóreas, afilhado de Carter.

Logo após o ataque do Antimonitor e a ida dos Gaviões originais para o Limbo, um espião thanagariano chamado Fel Andar chegou a Terra e se infiltrou na LJA como Gavião Negro II. Unido a terráquea Sharon Hall, que se tornou a Mulher Gavião, o impostor se apresentou como Carter Hall, Jr. alegando ser filho dos "falecidos" Carter e Shiera Hall, e explica que seus pais tinham enviado-o a Thanagar para ser criado sob os costumes e a cultura daquele planeta. Ele convenceu até o Caçador de Marte. Foi esse segundo Gavião, que viajou até o que restou de Krypton com o Superman e fingiu ajudar o Homem-Animal e a Liga Internacional durante a saga Invasão! Na verdade, ele trabalhava em prol da aliança alienígena que invadiria a Terra na saga. Quando Sharon descobriu a verdade sobre Andar, toda a farsa a Caçador de Marte e Maxwell Lord. Confrontado por ambos, Fel Andar mata Sharon e foge de volta para Thanagar. Fel Andar teve um filho, Ch’al, Charley Parker, o Águia Dourada, dos Titãs da Costa Oeste.

Mas esta não foi a primeira vez que Thanagar tentou invadir a Terra, e nem foi a primeira vez que eles mandaram um espião para cá. Como vimos, também enviaram Perry, o amigo de Carter que ajudou a duplicar o metal enésimo cujo verdadeiro nome era Paran Katar. Paran havia sido enviado para estudar a Terra para uma futura invasão. Thanagar era um planeta beligerante, imperialista, totalitário, corrupto e racista, onde a classe privilegiada vivia em enormes torres; e a ralé, no submundo, mantendo o padrão de vida dos poderosos.Estava tudo preparado para a invasão quando Paran retornou e trouxe consigo o Metal enésimo. Na bagagem, ele levou o seu filho Katar, com quem teve com uma índia Cherokee, chamada Naomi.Em Thanagar, o Metal enésimo possibilitou a criação dos Homens Alados (a polícia do local, com seus uniformes inspirados no de Carter Hall) e a construção de enormes torres, que aliviaram o problema de falta de espaço em Thanagar (cerca de 90% da superficie planetária é coberta por oceanos) e cancelou - por enquanto - os planos de invasão da Terra.

Além de cientista, Paran também era feiticeiro e para ativar as propriedades antigravitacionais do metal enésimo, ele erroneamente chamou um anjo e o jogou no inferno. Esse anjo é o "Deus Gavião", responsável pelo vôo de todos os "Campeões Alados".

Katar Holl cresceu e se tornou membro dos Homens Alados. Ele estudou a fundo a cultura e a história de Thanagar, um período que contrastava muito com a recente decadência. Hoje, Thanagar era um mundo agressivo, detentor de um vasto território estelar. A classe aristocrática dominante morava em elevadas torres, muito acima da Cidade baixa - um gueto que se estendia por todo o planeta, habitado por trabalhadores escravizados das mais variadas raças alienígenas. A grande virada na vida de Katar se deu com a trágica morte de seu pai. Um homem alado chamado Byth, sem o conhecimento de seus superiores, fornecia armas aos habitantes da Cidade Baixa e traficava as drogas lá produzidas para os aristocratas nas torres. Byth descobriu que Paran Katar era secretamente um simpatizante do movimento revolucionário dos alienígenas oprimidos, e que fornecia a eles alimentos e remédios.

No entanto, Paran desaprovava o tráfico de armas e o resultante aumento da violência entre os habitantes da Cidade Baixa. Assim sendo, Byth decidiu eliminá-lo. Ludibriando seu colega Katar Hol, fez que ele disparasse contra o próprio pai.

Em seguida, perante as autoridades, o traiçoeiro Byth afirmou ter descoberto uma enorme conspiração encabeçada por Paran Katar e foi recompensado, enquanto Katar Hol foi enviado para o exílio Ilha da Chance, condenado a passar ali dez anos. Antes de ser banido, Katar Hol havia se tornado dependente de uma droga sintetizada na Cidade Baixa. Enlouquecido devido à síndrome de abstinência, assassinou um sacerdote alienígena também exilado no local.

Ao fim da pena de dez anos, Hol foi contatado pela mulher alada Shayera Thal, nativa da Cidade Baixa. Ambos denunciaram Byth e revelaram seu verdadeiro papel como líder da conspiração e traficante de armas. Os regentes de Thanagar proclamaram Katar Hol um herói e o reincorporaram aos homens alados. Todavia, Byth fugiu para a Terra. Algum tempo depois, Katar e Shayera, agora oficialmente parceiros, vieram rumo ao nosso mundo em viagem diplomática. Katar queria aproveitar a chance para encontrar Byth e o levá-lo à justiça.

Hol e Thal envolveram-se no combate ao crime na terra, e ficaram conhecidos como Gavião Negro III e Mulher-Gavião III. Katar mostrou-se muito interessado nos sistemas de governos da Terra, principalmente no dos Estados Unidos. Com o passar do tempo Katar passou a cada vez mais se parecer com um nativo-americano. Encontrou sua mãe, que ensinou-lhe alguns encantamentos, bem como a ler a aura das pessoas

Para derrotar o maligno ser conhecido como Abraxis, o herói cronal Tempus retirou a SJA do Limbo, os substituindo por servos de Abraxis. Mesmo tendo passado anos no Limbo, os membros da SJA ainda têm aparência jovem devido à radiação que absorveram de Ian Karkull anos atrás e por estarem no Limbo, onde a passagem de tempo é diferente e onde também absorveram energia dos Deuses Nórdicos. De volta à Terra, a SJA volta à ativa. Com isso, Carter e Shiera conhecerem seus sucessores Thanagarianos. Nisso, Katar descobriu que seu pai se encontrou com os Gaviões da Era de Ouro sob o nome de Perry.
Durante Zero Hora, Carter, considerado uma das maiores pertubações cronais da continuidade, foi seriamente afetado pelos distúrbios cronais causados pela saga. Enquanto enfrentava Vandal Savage, várias versões de si mesmo acabaram aparecendo.

Ainda durante a saga, Carter e Shiera juntos à a SJA, foram convocados por Tempus para lutar contra o Extemporâneo no Fluxo do Tempo. Chegando lá, a SJA percebe que Tempus e os Gaviões estavam com eles. Dessa maneira, acabaram sendo surpreendidos por Extemporâneo e como resultado Átomo, Homem-Hora (mais tarde em retcon foi estabelecido que quem morreru foi o Homem-Hora andróide do futuro) e Dr Meia Noite I morreram, enquanto os outros membros envelheceram.
Já Carter e Shiera, considerados uma das maiores pertubações cronais resultantes da primeira Crise, e Tempus, se deparam com várias versões do Gavião Negro sendo atraídas para que convergissem para a entidade que deu vida a elas, o Deus Gavião, que fugiu do Inferno e estava sendo combatido por Katar Hol.Nisso, Carter Hall, Katar e outras versões dos Gaviões são fundidas num único ser: o novo Gavião Negro. Infelizmente, Shiera não sobreviveu a fusão.
Essa entidade era um avatar do Deus-Gavião. Neste novo personagem, predominaram as lembraças e aparência de Katar Hol, porém com olhos de falcão e asas orgânicas que brotavam em suas costas.
Porém, mais tarde, todas as personalidades acordaram em sua mente o pertubando e deixando-o insano. Sem opções, concordou em ser banido para o Limbo pelo Mago Arion e Caçador de Marte. No limbo, Carter Hall foi separado de Katar. Este último acabou morrendo lá.
Como consequência, ficamos anos sem um Gavião Negro, porém, uma nova Mulher Gavião surgiu. Enquanto Shayera, que não foi fundida, voltou a Thanagar, a alma de Shiera, que faleceu por causa da fusão, ocupou o corpo de Kendra Saunders, neta de Speed Saunders, que havia cometido suicídio. Porém, esta nova reencarnção não lembrava de suas vidas passadas. Acreditando que era apenas Kendra, se tornou a Moça Gavião.Mais tarde, Kendra passou a integrar a recém-reformada Sociedade da Justiça.

Enquanto isso em Thanagar, o ditador Onimar Synn – um dos Sete Demônios do planeta – governava com punho de ferro. Ele tinha se apossado de todo metal enésimo existente com o intuito de eliminar qualquer possibilidade de oposição e revoltas. Entretanto, um poderoso movimento de resistência preparava uma cerimônia mística que envolvia Kendra, que invocaria o salvador de Thanagar. Com isso Carter Hall renasce em seu próprio corpo, jovem como na década de 40. Mas dessa vez, diferentemente das anteriores, tem um grande fardo a carregar: as lembranças de todas as suas vidas anteriores, além das pertencentes ao thanagariano Katar Hol. Além disso, a própria Kendra tem problemas em aceitar que a Carter é sua alma gêma. Com a ajuda da SJA, Hall e Kendra derrotam Onimar Synn e deixam Thanagar com a promessa de um dia voltarem.

Os dois continuaram como membros da Sociedade da Justiça, e viviam e operavam na cidade de St. Roch, Louisiana. Durante a Guerra Rann/Thanagar, Shayera faleceu, o que fez Carter, que tinha as memória de Katar, amado de Shayera, sofrer.Como se não bastasse, Thanagar foi destruída, o que levou Carter a passar 1 ano ajudando a reconstruir o planeta. Neste período Carter se envolveu amorosamente com Poderosa que estava ajudando na reconstrução. Enquanto isso na Terra, Kendra entrou para a LJA e teve um caso com o Arqueiro Vermelho(Roy Harper).

No final de Crise Final, cogitou-se que os gaviões haviam morrido ao destruirem um túnel extradimensional, mas não, para explicarem isso, a equipe criativa da DC estabeleceu teorias que eram contrapartes do multiverso ou eles apenas se feriram.

Porém no início da Noite Mais Densa, Carter e Kendra são assassinados pelos antigos amigos Ralph e Sue Dibny, que se tornaram lanternas negros (zumbis a serviço da força negra, liderada pelo vilões Mão Negra e Nekron). Após suas chocantes mortes, os dois se tornam lanternas negros também.

Durante a guerra das luzes descobriu-se que o corpo de Khufu e sua amante, Chay-Ara, estavam cristalizados dentro da bateria central das Safiras Estrela, no planeta Zamaron. Porém, os anéis negros invadiram a bateria e ressusitaram Khufu e Chay-Ara, os tornando parte da tropa dos lanternas negros.No final da Noite Mais Densa, 12 heróis e vilões lanternas negros retornaram a vida: Rapina, Max Lord, Aquaman, Osiris, Nuclear(Ronnie Raymond), Capitão Bumerangue I, Jade, Prof. Zoom-Flash Reverso-, Caçador de Marte e Carter Hall e Shiera Hall, a falecida amada de Carter, que agora lembra de todas as suas vidas passadas. Na esteira de seus retornos, cada um dos ressuscitados, foi encarregado de uma missão pois a Entidade Branca necessitava manter-se ilesa para assegurar que outro grande protetor da vida poderá substitui-la, missão designada para o Desafiador. Para isso, ela designou que: Gavião Negro devia impedir que os seres do Mundo dos Falcões deixassem o local, detendo sua Rainha, já Mulher-Gavião deveria impedir que Hath-Set matasse o Gavião Nego. O casal realizou suas respectivas missões com sucesso, e suas vidas foram restauradas definitivamente. Porém, Boston Brand, o Desafiador, percebeu que seu anel branco estava alcançando 100% de poder. Levado ao encontro do Gavião Negro e da Mulher-Gavião, ele testemunhou o sofrimento do casal ao ser transformado em pó, após recusar viverem separadamente.

Desafiador ordena que seu anel branco os traga de volta e o anel responde que Gavião Negro foi trazido de volta à vida porque ele foi essencial para salvar a Terra. Quando o "Avatar Negro" surge, Gavião Negro e Mulher-Gavião são revelados como Elementais, guardiões da floresta localizada em Star City. Eles foram transformados pela Entidade para se tornar o elemento do ar e proteger a floresta de Star City do "Avatar Negro", que parece ser a versão Lanterna Negro do Monstro do Pântano. Os Elementais (Gavião Negro, Mulher-Gavião, Caçador de Marte, Aquaman e Nuclear), então, são fundidos com o corpo de Alec Holland, para que ele seja transformado pela entidade no Monstro do Pântano novamente para lutar contra o Avatar Negro. Depois que o Avatar é derrotado, o Monstro do Pântano parece ter trazido os Elementais de volta ao normal, mas quando Carter percebe que Shiera não volta, ele descobre por meio do Monstro do Pântano que Shiera está por toda parte, revelando que ela ainda é o elemental do ar. Logo depois, Carter, mais furioso do que nunca, voa de volta pra casa griatando "Shiera".

De Khufu a Carter Hall

As reencarnações conhecidas de Khufu:
-->Brian Kent(o cavaleiro herói conhecido como Cavaleiro Silencioso), que viveu na antiga Bretanha no Século V, o amor de Lady Celia Penbrook.

-->Koenrad Von Grimm, filho de um ferreiro da Alemanha do Século XIV

-->Capitão John Smith, do Século XVI, da colonia inglesa em Virginia.
-->Hannibal Hawkes, o pistoleiro Falcão da Noite, do Velho Oeste Americano, amor de Cinnamon

-->Detetive James Wright,
um detetive do ínico do Século 20, amor de Sheila Carr

Nenhum comentário:

Postar um comentário