terça-feira, 6 de julho de 2010

Especial Crossovers Marvel e DC: Batman Versus O Incrível Hulk

Arte de Jose Luís García-López

Devido ao imenso sucesso dos dois encontros entre Superman e Homem-Aranha, os editores da DC e Marvel decidirem produzir mais um crossovers entre seus personagens e a escolha foi surpreendente: Batman e Hulk foram os selecionados para figurar o mais novo encontro Marvel e DC.

A história chamava atenção pelo desequilibro de forças.Batman é apenas um homem comum dotado de grande intelecto, já o Hulk era um gigante dotado de grande força física e uma mentalidade infantil.Esse foi o slogan para promover o encontro: “Quem ganha essa batalha, a inteligência ou a força?”.

O crossover, publicado em DC Special Series 27.Os escolhidos para a produção da história foram: Lein Wein, que certa vez disse sobre o crossover:
“Quando fui abordado por Julius Schwartz, o editor da DC, e recebi dele a proposta de fazer um trabalho com os dois heróis, bati um recorde olímpico de velocidade para chegar até minha mesa de trabalho.”
Já o desenhista escolhido foi o magnífico Jose Luís García-López, que deu a história desenhos exuberantes, já o arte-finalista foi Dick Giordano.

A escolha dos vilões da história também teve um surpresa: se o Coringa era a escolha óbvia para ser o inimigo do Batman no encontro, Lein Wein surpreendeu ao escolher o vilão alienígena Figurador como o vilão do Hulk.

Nota: O Figurador é um alienígena de pouca criatividade que viaja pelo o universo absorvendo os sonhos das criaturas para torná-los realidade. Apenas assim ele sacia sua vontade de criar.

Nota(2): Este encontro se passe no período pré-crise da DC, ou seja não vale na cronologia de ambas as editoras.
No Brasil a história foi publicada pela primeira vez pela Ebal em um edição muito elogiada até hoje e depois pela Abril em formatinho, na série Grandes Encontros Marvel e DC

A Trama
A história começa com a realidade em Gotham City sendo alterada. O motivo desse caos é o Figurador, que perdeu o controle de seus poderes e caiu na Terra para pedir ajuda.Vendo no Coringa uma mente única para seus poderes criativos, o vilão alienígena pede ajuda ao Príncipe Palhaço do Crime, que vê nisso tudo uma grande oportunidade de conseguir poderes para tornar seus sonhos insanos em realidade, já que os dois fizeram um trato.

A única forma de restaurar os poderes do Figurador é usar uma arma de raios gama desenvolvida pelos Laboratórios Wayne, onde o aparentemente pacato funcionário David Banks trabalha.

Coringa e seus capangas invadem o Laboratório para roubarem tal máquina capaz de restaurar os poderes do Figurador. É quando David revela ser Bruce Banner disfarçado (em busca de uma cura para sua maldição planejando usar a arma gama) ao se tornar o Hulk quando agredido pelos capangas do vilão insano, porém depois de muita devastação Batman entra em ação.

Batman ao chegar presencia Hulk tentando quebrar a arma de raios gama e Coringa tentando impedir, o Homem-Morcego é surpreendido quando o vilão de cara branca faz Hulk pensar que o cavaleiro das trevas é um inimigo seu. Com isso Hulk parte para cima do herói de encapuzado e uma batalha desproporcional começa.

O Golias esmeralda quase quebra a espinha do herói urbano, que reage e usa bombas de gás capazes de fazer elefantes adormecerem, porém Hulk prende sua respiração, mas não contava com um potente chute de Batman em seu abdômen que o faz respirar o gás e volta a ser Bruce Banner, já o Coringa foge com a arma de raios gama.Enquanto os dois Bruce se unem, o Príncipe Palhaço do crime usar a arma gama para restaurar os poderes do Figurador, porém o plano não da certo pois Coringa e o vilão alienígena continua perdendo seus poderes e sua mente.

Em um Navio/Laboratório das Empresas Wayne, Hulk é capturado aparentemente pelo o exército, que usa uma criatura amarela gigante capaz de modificar sua estrutura.O Golias esmeralda é levado até o Coringa onde se descobre que o exército e a criatura são frutos da imaginação de um capanga de Coringa, que se tornaram realidade graças ao que restou dos poderes do Figurador. Enquanto isso em Gotham, Batman descobre pistas que o leva para o esconderijo do Coringa.Coringa pretende usar Bruce Banner para ajustar a arma gama. Porém Hulk foge de sua prisão e começa a destruir o esconderijo e quando chega perto do Figurador, o vilão alienígena tem parte de seus poderes restaurados, enquanto o monstro foge, o vilão espacial descobre que algo na radiação que Hulk emite o ajuda. Com isso o Figurador pede ao Coringa aprisionar o Golias Esmeralda, uma tarefa difícil.

O vilão tem um plano genial, usar Batman para derrotar Hulk, ele explica a Batman que essa é única maneira de tirar o poderoso Figurador do planeta, com isso o cavaleiro das trevas aceitar se unir ao seu algoz na missão de achar e levar Hulk ao Figurador.

Batman acha Hulk e mais uma luta acontece, dessa vez o monstro leva a melhor ao derrubar um edifício encima de Batman. Felizmente, o Cavaleiro das Trervas sobrevive e disfarçado como um velhinho cego ganha a confiança de Hulk e o convence a ir junto ao Coringa.Quando eles chegam no esconderijo de Coringa, onde o Figurador espera ansiosamente, Batman descobre a armação de seu arquiinimigo que pretende ganhar poderes, Batman tenta parar Hulk, até os vilões de ambos, que estavam em seus pensamentos, sem tornam realidade, mas a dupla rapidamente os derrota. Mas o Golias se aproxima do Figurador, que é “curado” e cumpre o trato e dá poderes de mudar a realidade ao Coringa, que começa a maltratar Hulk e Batman, mas Batman usa sua inteligência ao desafiar Coringa que ele pode fazer tudo, então depois de mudar a realidade várias vezes tentando mostrar que é possível de usar todo sua imaginação, Coringa esgota seus poderes e o Figurador foge curado.

Ao final Coringa é preso e Batman vê Bruce Banner caminhar solitário pela rua, uma bela homenagem ao seriado de TV do Hulk dos anos 70.

Um comentário:

  1. Excelente resumo de tudo. Porém nunca dei muito valor a isso do Batman dar um chute no abdomen do Hulk e vencer assim, se ele tivesse dado um tiro de bazuca do Abdomen do Hulk, ou usado uma arma ultra-sônica, até seria aceitável, mas um chute? Nem toda técnica do mundo iria romper uma barreira de invulnerabilidade do Hulk assim.

    ResponderExcluir