quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Especial Crossovers Marvel e DC II: Surfista Prateado & Superman: POP!

Arte de Rom Lim

"Mundos trocados! Loucura total!" Essa era a premissa do inusitado, divertido e complexo crossover entre Superman e Surfista Prateado, publicado em 1997 na edição especial: Silver Surfer & Superman: POP!, com roteiro do lendário artista George Pérez e com arte de Rom Lim.

A história mostra um duelo entre Homem Impossível, da Marvel, e Mr Mxyzptlk, inimigo do Superman da DC, que troca Superman e Surfista de mundos causando uma grande confusão.

Nota: No Brasil foi publicado na edição especial Surfista Prateado & Super-Homem:POP!, de 1998 pela Editora Abril.

A Trama

Era mais uma linda manhã em Metrópolis, Superman fazia sua patrulha de sempre, até que repentinamente ele some ao som de um “pop”. Enquanto isso, no universo Marvel, o Surfista Prateado descobre um novo planeta, onde antes era um asteroide, nele começa a ouvir vozes pedindo ajuda e começa a desconfiar que ele foi chamado para ir ali, porém quando decide localizar essas vozes para ajudar ele some, deixando um “pop”.

Longe dali, Superman aparece em Krypton. Os Kryptonianos, xenófobos, começam a repudiar o Homem de Aço, tendo medo dele. Superman conclui que voltou no tempo até o período anterior da destruição de seu planeta natal, porém começa a desconfiar disso quando ninguém reconhece seu pai, Jor-el. É neste momento em que ele encontra o Super –Skrull, inimigo do Quarteto Fantástico.

Enquanto isso, o Surfista cai em Metrópolis e sua queda causa a destruição de parte do centro da cidade, o que leva os cidadãos a pensarem que ele é um alienígena disposto a destruir Metrópolis. Ao tentar sair do planeta, o céu se estilhaça como se fosse feito de vidro e o Surfista some.

Já em “Krypton”, Superman trava um grande duelo com o Super-Skrull. A luta causa destruição da cidade, o que ameaça os tais Kryptonianos e surpreendentemente o Super-Skrull os salva. Os tais Kryptonianos começam a mudar de forma. É aí que a máscara cai Superman descobre que aquilo tudo é uma farsa e derrota o Super-Skrull.O Surfista acorda na Fortaleza da Solidão e descobre que a cidade que ele estava, Metrópolis, foi miniaturizada e posta em uma garrafa (uma analogia a cidade Kryptoniana de Kandor). Na Fortaleza, todos os troféus do último filho de Krypton, começam a atacar o antigo arauto de Galactus.

No falso Krypton, o Super-Skrull reclama que Superman não está jogando pelas regras do jogo. Um confiante Superman acredita que o Super-Skrull não é nada mais que Mxyzptlk disfarçado, mas ele se surpreende quando o vilão revela ser o Homem Impossível disfarçado.

Já na Fortaleza, o Surfista, observado por Mxyzptlk, conclui que aquilo tudo é um jogo mortal.

Voltando ao falso Krypton, o Homem Impossível revela que aquilo tudo é um jogo idealizado pelo “Misto-de-Picles”- a maneira como ele chama o Sr Mxyzptlk. Ele também revela que ele encontrou Mxyzptlk quando estava em uma interface dimensional, foi lá que Mxyzptlk propôs a ele o jogo. O intuito do jogo era eles trocarem de oponentes e os confundir. Com isso Homem Impossível ficou encarregado de convencer Superman que quem estava mexendo com ele era Mxyzptlk e o duende da 5ª Dimensão ficou com a ingrata missão de confundir o Surfista, fazendo ele pensar que quem estava fazendo tudo isso era o Homem Impossível. Quem confundisse o oponente primeiro ganhava. As únicas regras eram: não se podia ferir nenhum inocente, por isso Impossível salvou os alienígenas durante a luta; e Superman e Surfista não poderiam ocupar o mesmo plano dimensional ou seja, eles não poderiam se encontrar.

Superman, irado, não só descobre que Impossível precisa de Mxyzptlk para levar ele de volta ao seu universo, como também descobriu que o planeta que estava disfarçado de Krypton era o planeta que o Surfista havia encontrado e que estava camuflado há séculos para evitar invasões, porém como o jogo dos dois seres infernais acabou com o holograma, o planeta ficou a mercê de uma invasão do Império Skrull.

O Homem Impossível decide então ir ao Universo DC para reclamar sua vitória com o “Misto-de-Picles”. Chegando no Universo DC, ele descobre que “Misto-de-Picles” esta quebrando as regras, pois ele feriu inocentes. Ele então decide ir ao encontro do Fortaleza da Solidão, onde o Surfista acusa Impossível de ser o responsável por toda essa confusão. Irado o Homem Impossível duende da 5ª Dimensão naacusa Mxyzptlk de ter mentido pra ele e os dois começam a brigar, o interessante da briga é que os dois se transformam em diversos personagens da Marvel e DC para lutarem, assim podemos testemunhar brigas como Apocalypse versus Hulk e até Lobo contra Galactus.


O Surfista, então, transforma o Homem Impossível no Superman, realizando o desejo de Mxy: desfilar sua vitória diante do seu maior oponente. Nisso, Mxy decide ir ao Universo Marvel, mais precisamente onde se encontra o Homem de Aço, para rir da cara dele, porém o Surfista sugestiona trazer Superman para lá, para que a derrota dele fosse testemunhada perante os cidadãos de Metrópolis, o que seria uma humilhação muito maior. O que Mxy não contava que tudo aquilo foi uma forma de enganá-lo para trazer Superman de volta e fazer com que ele se encontrarsse com o Surfista, quebrando uma das regras, o que fez o jogo terminar dando à vitória ao Homem Impossível que tinha enganado o Superman primeiro.

Com a ajuda do Surfista, Metrópolis volta ao tamanho normal. Logo depois os dois viajam ao universo Marvel e salvam o planeta ameaçado pelos Skrulls, o que faz o Surfista Prateado ser aclamado como um herói, um salvador pelos os habitantes do planeta.
Por fim, os dois heróis têm uma rápida conversa, até que Sr Mxyzptlk leva o Superman de volta a sua Terra, como conseqüência de toda essa bagunça os dois se esquecem de tudo, até do encontro entre eles. Porém, Mxyzptlk e Homem Impossível não, e a dupla continua sua briga, insultando um ao outro.

2 comentários: