quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Especial Crossovers Marvel e DC II: Batman & Capitão América

Os dois grandes ídolos das duas editoras se encontraram em 1996, em uma edição especial. A história, escrita e desenhada por John Bryne, é uma espécie de Elseworlds (no Brasil conhecido como Túnel do Tempo, este selo da DC mostrava histórias imaginarias);. Na trama que se passa em 1945, Batman e Capitão América se unem para deter a aliança de Coringa e Caveira Vermelha. A história mostra um Batman sorridente e um Comissário Gordon bem diferente também.

Curiosidade: Os dois heróis também se encontraram em LJA/Vingadores e Marvel X DC

Nota: Esta história pertence ao selo Elseworlds da DC, ou seja, é uma história imaginária que coloca determinados personagens em tempos diferentes dos do que eles pertencem. Lembre-se não vale para a cronologia.Nota 2: No Brasil foi publicada na edição especial Batman & Capitão América, pela Editora Abril em 1998.

A Trama

Era Janeiro de 1945; um dos momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial. Enquanto Batman e Robin enfrentam Coringa, que aterroriza a cidade de Gotham City com uma série de crimes, que atarem a atenção das Forças Armadas, já que os assaltos tem ligação com o misterioso projeto Gotham, o Capitão América e seu parceiro Bucky, junto a Companhia Moleza, liderada pelo Sargento Rock, lutam contra a força do eixo. Logo após sua vitória, o Capitão é chamado para voltar por uma ordem da SIM (Serviço de Inteligência Militar) para atuarem em uma missão ultra-secreta em Gotham City.

Enquanto Capitão e Bucky voltavam, o vôo prioritário de Robert Oppenheimer, principal cientista do programa nuclear norte-americano, foi seqüestrado. No avião que levava os heróis, o Capitão decide seguir o vôo seqüestrado, ao chegar perto dele, Capitão América salta de um avião para outro, porém ele é atingido, o que o deixa para morrer no ar, se não fosse pelo Batman que o salva enquanto Robin pilota o Batplano.

Os dois heróis então, invadem o avião raptado, detêm os seqüestrados e libertam o cientista. Após isso, Capitão finalmente se reúne com seus superiores quer revelam que suspeitam que o bilionário Bruce Wayne (aka Batman) contratou o Coringa para sabotar o projeto e para descobrirem enviam Capitão América, como Steve Rogers, para vigiar e investigar Wayne.

Para Bruce aceitar a vigia de Steve, o governo usa a desculpa que ele o protegera do Coringa. A situação cria um problema para Wayne, que se vê impedido de investigar o caso como Batman.Enquanto isso, o Coringa entra em contato com o homem que o contratou e fornece a ele informações sobre o Projeto Gotham. Mal sabe o Príncipe Palhaço do Crime, que ele se aliou ao Caveira Vermelha arqui-inimigo nazista do Capitão América.
Numa tentativa de despistar Rogers, Wayne acaba enfrentando o solados, em uma luta em que cada um dos lados se surpreende com as habilidades de seu oponente, até que os dois heróis finalmente percebem que estão enfrentando. Com isso Batman e Capitão América resolvem se unir.

Na Batcaverna, Batman descobre que o Coringa está envolvido nos assaltos do projeto Gotham e coloca o Batcomputador para pesquisar indícios de transportes de materiais, é quando o Batsinal surge na cidade e como Batman não podia sair enquanto o computador concluísse o programa, ele envia Capitão América e Robin para atenderem o chamado do Comissário. Enquanto isso, Batman e Bucky rumam para um local que o Batcomputador indicou ter tido vários transportes de homens e materiais.

Já Capitão e Robin seguem a pista de um ataque do Coringa, porém descobrem que quem causou o ataque foi o Caveira Vermelha, que aprisionou Batman e Bucky.

Enquanto isso, Coringa finalmente entrega os tais “itens” roubados do Projeto Gotham ao seu empregador, que finalmente revela a ele, que é o Caveira Vermelha.

O palhaço do crime fica chocado ao descobrir que trabalhou para um nazista e utiliza seu gás do riso no vilão do Capitão, que contra ataca usando seu pó da Caveira, porém descobrem que os dois são imunes aos seus efeitos. O Coringa ainda tenta deter o nazista, porém leva uma coronhada na cabeça e desmaia, sendo aprisionado pelo Caveira Vermelha, enquanto seus capangas colocam o material roubado por Coringa no avião.
É quando Batman (que conseguiu fugir com Bucky), Capitão, Bucky e Robin começam a seguir o avião do Caveira usando o Batplano. Capitão e Batman pulam para o avião do vilão, enquanto Robin e Bucky pilotam o Batplano.

Quando é finalmente revelado a nos que o Projeto Gotham envolve a construção de uma bomba atômica, arma que nãodeveria cair de maneira alguma nas mãos dos alemães, mas infelizmente com posse da tal bomba, o Caveira Vermelha planeja explodi-la em Washington, é quando entra em ação o Coringa, que solta a bomba no meio do mar e pula junto ao caveira na mesma trajetória. O motivo para tal ato de heroísmo?O Coringa também é um americano que odeia nazistas.

Já o Batman e Capitão conseguem fugir da explosão atômica e revelam aos seus parceiros sobre o Projeto.

Por fim, temos um epílogo no ano de 1965, onde o novo Batman (Dick Grayson, ex-Robin) e Robin II(Bruce Jr, filho de Bruce Wayne, o Batman) encontram o corpo do Capitão América congelado e o levam para a Batcaverna, onde ele desperta e encontra um velho Bruce Wayne. Uma curiosidade sobre esse epílogo: ele é uma releitura do encontro do Capitão com os Vingadores e foi uma sugestão de Roger Stern, grande amigo de Bryne.

Um comentário:

  1. Perguntaram ao Bobby Kane se o Batmam era Gay? A resposta???
    O Bobby Kane deu uma gargalhada.

    Nessa história do Batman e Capitão América dá para desconfiar dos dois.

    ResponderExcluir