quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Especial Crossovers Marvel e DC II: Marvel vs DC

DC vs Marvel ou Marvel vs DC foi plano ambicioso planejado pelos editores de ambas as editoras. A série limitada foi publicada pela DC Comics e pela Marvel Comics em uma mini-série de 4 edições, em 1996. A série foi escrita por Ron Marz e Peter David, com arte de Dan Jurgens e Claudio Castellini.

Nota: No Brasil foi publicada pela Editora Abril em mini-serie

A Trama

Enquanto vários personagens trocam de universo ao serem atingidos por uma luz misteriosa, causando encontros e desencontros, confrontos e alianças, um jovem chamado Axel Asher encontra um velho mendigo em um beco, que revela ser o protetor de um portal que se esconde em uma caixa de papelão, abrigando a energia dos dois universos que estão se fundindo, pois os Irmãos, depois de muito tempo, estão se percebendo, graças a eventos cósmicos.

É dessa caixa que partem os raios que trocam os personagens de universo. O mendigo revela a Axel que os dois universos são “Irmão em conflito” para saber quem é o mais forte e mais, O mendigo revela que Axel, assim como eles nascem como fragmentos dos Irmãos e por isso tinha o dever de proteger o portal e poderem viajar pelos universos. Os Irmãos, para decidirem quem é o mais forte, escolhem campeões dos seus universos e derrotado será destruído. Os resultados de algumas lutas foram escolhidos por votações dos leitores, por isso alguns resultados são comentados até hoje, como a derrota de Lobo para Wolverine. As Lutas (o vencedor em negrito):

  • Thor X Capitão Marvel
  • Namor X Aquaman
  • Flash X Mercúrio
  • Jubileu X Robin III
  • Surfista Prateado X Lanterna Verde(Kyle Rayner)
  • Mulher Gato X Elektra

As Lutas decididas pelos leitores:

  • Superman X Hulk (inteligente na época)
  • Wolverine X Lobo
  • Superboy X Homem Aranha
  • Tempestade X Mulher Maravilha
  • Batman X Capitão América (Alguns apontam empate e outros a
  • vitória de Batman)
As lutas polêmicas foram de Wolverine/Lobo e Mulher Maravilha/Tempestade. Os mutantes talvez tenham ganhado graças à popularidade dos X-Men (na época nas HQS e desenho animado). Durante as lutas, o mendigo libera o poder dentro de Axel, que se torna Acesso, guardião do portal.

Enquanto isso, o Espectro e o Tribunal Vivo, para evitar a destruição de um dos universos, usam seus poderes para fundir os dois universos, se tocando, surgindo, em seguida, o Univeso Amálgama, fusão dos universos Marvel e DC e ainda uma fusão poderosíssima dos dois Irmãos. Dentro desse universo surgem fusões de vários personagens (Garras das Trevas, uma fusão de Wolverine e Batman; Supersoldado: Superman + Capitão América,etc.) Depois de aventuras do universo Amálgama, Acesso finalmente descobre sobre o esforço conjunto de Espectro e Tribunal Vivo.

Assim, Acesso volta a Terra e encontra o mendigo, moribundo, que revela seu nome: Morty, que aumenta mais ainda o poder de Axel, que revela ter escondido os fragmentos dos Irmãos em Batman e Capitão América, usando-os.


Acesso garante poderes escondidos neles para que Esp
ectro e Tribunal Vivo possam refazer os universos, ou seja, acabando com o Amálgama. Acesso leva até os irmãos Batman e Capitão América, que acabam mostrando-lhes que os universos podem continuar co-existindo e ainda sim serem únicos. Os dois irmãos apertam as mãos e falam pela primeira vez, dizendo um ao outro: “Você lutou bem!”. Assim termina.

Curiosidades:
  • Durante o crossover Robin III(Tim Drake) chegou a namorar com Jubileu(dos X-Men).Na segunda série de Marvel vs DC, Jubileu com a ajuda de Acesso viaja ao universo DC em busca de Robin. Quando os universos foram fundidos em apenas um, Robin e Jubileu foram amalgamados em Sparrow.
Logo depois os universos foram separados e enquanto todos lutavam, Robin e Jubileu estavam em Veneza.
  • Kyle Rayner antes de MARVEL VS DC se encontrou com o Surfista Prateado.Este crossover serviu como um prologo para Marvel Vs DC
  • Durante a série a Mulher Maravilha consegue levantar o martelo de Thor!
  • Devido ao grande sucesso foram feitas mais duas séries de Marvel vs DC.Também foi feito mais um universo Amalgama durante a terceria série de DC vs Marvel.

Um comentário:

  1. Eu fui a loucura na época. pena que hoje por causa de direitos autorais será praticamente impossível isso acontecer novamente.

    ResponderExcluir