sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Especial Crossovers DC: Superman & He-Man e os Mestres do Universo

Este inusitado crosssover ocorreu em julho de 1982 na edição DC Comics Presents #42. Naquela época anterior aos seus famosos desenhos, He-Man não era tão famoso. Esta história, escrita por Paul Kupperber e desenhada por Curt Swan, é ignorado por diversos fãs e apenas sobrevive como curiosidade bizarra.

Este crossover não saiu no Brasil. Para os que têm curiosidade, a HQ é facilmente achada em forma de scans na Internet.

A Trama

A história começa em Etérnia, com um príncipe Adam tendo aulas de combate com o chefe da guarda do rei, Mentor. Após uma rápida briga em uma taverna, Adam recebe de um falcão-mensageiro, a mando da Feiticeira, uma convocação para ir à Caverna do Poder. O jovem então se torna o herói He-Man.

De acordo com a Feiticeira, o Esqueleto e o Homem-Fera tinham se apossado da Espada do Poder e pretendiam invadir o Castelo de Grayskull.

No exato momento em que usou a arma mística, o vilão inadvertidamente liberou uma tempestade de energia que acabou criando um portal em Metrópolis e tal portal levou o Homem de Aço a Etérnia.

Ao chegar, o último filho de Krypton é “recepcionado” por Esqueleto e Homem- Fera. Após uma rápida batalha, Superman é arremessado por uma rajada da Espada do Poder e acaba aterrissando perto de He-Man. Após um rápido bate-papo que esclareceu quem era quem, os dois, junto a Mentor, partem para o castelo para atacarem Esqueleto.

Durante a investida, o vilão usa sua espada para controlar Superman, no objetivo de ferir He-Man e violar as paredes do castelo. Os dois heróis então começam um embate, onde o príncipe Adam leva uma surra.

Preste a abrir caminho pelo castelo sob o domínio de Esqueleto, Superman consegue se livrar do domínio do vilão e o aprisiona, porém, o vilão usa mais um de seus artifícios e desaparece. Logo em seguida, a maravilha de Metrópolis avista com sua super-visão uma dobra espacial e a usando volta a sua cidade, mas antes jura amizade eterna ao herói de Etérnia.



Curiosidade:



Recentemente, a Mattel lançou um pack que conta com bonecos de Superman e He-Man, simulando um confronto, que ainda contém DC Comics Presentes #42. Curiosamente, também foi lançado um pack com Lex Luthor VS. Esqueleto.


Foi recentemente anunciado mais lançamentos da série DCU Classics (DC Universe) vs MOTU Classics (Masters of the Universe): Gavião Negro VS. Stratos e Aquaman VS. Merman. Os dois contêm mini-pôsters como brinde.

3 comentários:

  1. He-Man e Superman: Resumindo a história: Originalmente He-Man (o boneco) deveria ter sido Conan, o Bárbaro, mas a Mattel após ver o filme em 1982 chegou a conclusão se tratar de um filme adulto demais para justificar a criação de uma linha de brinquedos derivada do mesmo (na época figuras de ação eram produtos exclusivos voltados ao público infantil), então a Mattel criou He-Man e os Mestres do Universo usando os moldes originais das figuras. Para desenvolver a história, a Mattel criou uma parceria com a DC Comics, que foi responsável por desenvolver parte da mitologia de Etérnia e seus personagens, e publicou essas histórias em pequenas Hqs de bolso que vinham junto com as figuras dentro de suas embalagens...Mas isso não foi suficiente para promover a venda dos bonecos. Então a Mattel patrocinou a DC para a criação de uma Hq especial DC Comics Presents #42, onde He-Man foi apresentado ao lado do mais popular herói da editora, Superman. Essa edição data de 1982, a série de desenhos animados que todos conhecemos saiu somente no ano seguinte, em 1983, quando Lou Scheimer, fundador da Filmation Studios mudou alguns elementos criados nos quadrinhos, e a série animada popularizou os personagens no mundo todo. Em suma, a primeira aparição de He-Man ocorreu nas Hqs, nesse encontro com Superman. Não há nada de bizarro nisso, foi um investimento em marketing para promover o novo personagem e sua linha de brinquedos. Esse crossover não saiu no Brasil justamente porque a série animada ainda não estava sendo exibida aqui, tão pouco a linha de brinquedos ainda era produzida aqui pela Estrela. He-Man era desconhecido até então.

    ResponderExcluir
  2. Eder, sabe se DCUClassics vs MOTUClassics é vendida no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Sim, comprei o Superman vs. He-Man na loja Taverna do Ogro em São Paulo:
    http://www.lojadoogroencantado.com.br/

    Eles vendem para o Brasil todo. Recomendo, são 100% confiáveis!

    ResponderExcluir