segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fichado: Apocalypse

Depois de um tempo sumido devido a vários imprevistos, volto ao blog com o Fichado do monstro que matou Superman:

Apocalypse

Dados
Nome:
Apocalypse

Outros nomes conhecidos: Criatura do Armageddon, Forma de vida suprema, Máquina Mortifera Andante, Assassino do Superman, Morte, Juízo Final, Apocalipse.
Parentes conhecidos: Bertron (criador)
Criadores:Dan Jurgens
Primeira Aparição:Superman The Man of Steel #17


Biografia

Há milhares de anos em Krypton, muito antes da raça Kryptoniana surgir, monstros de ferocidade inigualável infestavam o planeta. Era um mundo violento onde apenas a criatura mais forte de todas sobrevivia, na altura, dizia-se que a espécie que dominava era a mais perigosa do universo. Um grupo de cientistas que viviam num domo procuravam criar o ser supremo. Numa experiência cruel, Bertron, um dos cientistas, teve a ideia de lançar um bebê, gerado em laboratório, para fora do domo. Os monstros imediatamente o mataram. O cientista usou máquinas para recolher os restos de DNA do bebê. Clonando-o, enviou novamente a criança para fora do domo, com resultados iguais. Assim, foi ano após ano, década após década. O cientista recolhia os restos, clonava, e enviava o bebê para ser morto pelos monstros (quando o próprio ar de Krypton, na época tóxico, não se encarregava de fazê-lo). Entretanto, a cada clonagem, o bebê ia evoluindo centenas de anos, criando pele cinza, e saliências ósseas, bem como ausência de órgãos internos. Um dia, ele se tornou poderoso o bastante para exterminar todos os monstros que infestavam Krypton.O monstro se voltou contra Bertron e os cientistas do domo, matando a todos. Parece que a criatura mantinha vagas memórias de cada re-clonagem, e a agonia das suas mortes eram registradas nos genes levando a que odiasse toda a Vida.

Utilizando uma nave que costumava trazer suprimentos aos cientistas, a criatura para escapou de Krypton chegando a um planeta chamado Bylan 5, onde Darkseid estava prestes a se casar com uma princesa, em busca de depósitos de armas químicas para Apokolips. Darkseid foi forçado a fugir e como o massacre causado pela criatura transformou a atmosfera do planeta tóxica, os produtos químicos ficaram sem qualquer valor para Apokolips. Logo em seguida, o monstro pegou uma carona em um nave, que caiu em Khundia. Os clãs rivais Khundios se uniram para construir um guerreiro chamado Kobald, que era a esperança de sobreviver o suficiente para forçar o monstro fugir em um foguete. Uma vez que o foguete estava no espaço, o monstro matou Kobald e a explosão fez com que a criatura ficasse vagando pelo espaço.

Em seguida, ele encontrou um Lanterna Verde chamado Zharan Pel. O monstro matou o Lanterna e roubou o anel dele. Sentindo o poder dos Guardiões do Universo, o monstro foi na direção deles. Centenas de Lanternas Verdes foram enviados para detê-lo, todos foram abatidos. Destruindo Oa, um Guardião sacrificou-se para derrotá-lo. A engergia liberada pelo Guardião causou um rasgo no espaço, que fez o monstro vagar mais uma vez pelo espaço, caindo em um planeta chamado Calaton. Por 3 anos, a criatura matou e destruiu tudo o que encontrava no planeta. Quando apenas a capital existia, um grupo de sábios criou uma máquina onde a força vital da Família Real foi captada para criar um ser chamado Radiante. O Radiante foi capaz de matar Apocalypse. Os calatonianos fizeram o ritual fúnebre habitual, ou seja, amarraram-no para que o seu espírito não se levantasse na outra vida. Além disso enviaram-no para o espaço astral onde ficaria à deriva. Porém, o monstro acabou sendo atingido por meteoros e acabou caindo no "esgoto do espaço", a Terra, enterrado no subsolo.

Muitos anos depois, o monstro despertou e se libertou de sua capsula enterrada no subsolo e começou um rastro de destruição na Terra. Óberon, o anão companheiro de Senhor Milagre e ajudante de Maxwell Lord, recebe um pedido de ajuda e manda a Liga da Justiça da epoca para o local.

A Liga da Justiça, na época formada por Besouro Azul, Gladiador Dourado, Fogo, Gelo, Máxima e Bloodwynd, confrontou o vilão e acabou tomando uma tremenda surra. Até então, o monstro não tinha nome. Superman acaba praticamente trombando com o Gladiador Dourado, que voava sem controle depois de tomar um belo murro do monstro. Nesse momento, o Gladiador batiza o assassino do Superman de Apocalypse. Como saldos negativos da batalha,o Besouro Azul entrou em coma. Nem a força conjunta dos membros mais poderosos da LJA, acrescidos do Super e juntando seus poderes em uma só rajada, não conseguem deter o vilão que, não só massacra a Liga, como faz Fogo perder todos os seus poderes, bota a cara de Guy no concreto, destrói a casa de uma familia, destrói o uniforme do Gladiador Dourado,que lhe dava poderes, deixa Máxima histérica e quebra o braço de Gelo. Nem mesmo o esforço de Máxima e do Super conseguiram deter o avanço do monstro. Apocalypse acaba vendo uma propaganda na TV anunciando que o maior evento da Luta Livre do século ocorreria em Metrópolis, que ele acabou em sua mente, associando a sua luta com o Superman, com isso a criatura decide rumar a Metrópolis.

Em Metrópolis, Supeman finalmente descobre uma maneira de ferir Apocalypse e usa suas últimas forças para nocautear o bichão quebrando seus ossos expostos. No fim, surrado, o Homem-de-Aço e um Apocalypse cansado de tanto bater, lutam ferozmente em uma Metrópolis arrasada em frente ao Planeta Diário, que teve a vidraça quebrada pelos socos trocados pelos gladiadores. Superman, depois de impedir que Lois e Jimmy fossem assassinados, voa em direção do monstro e, os dois totalmente exauridos e sem forças, trocam um soco definitivo que acaba matando ambos. Assim, Superman falece soltando seu último suspiro nos braços de sua amada Lois Lane. Já o corpo do monstro, foi levado para o Cadmus, da onde seria roubado pelo Superman Ciborgue, um dos quatro substitutos do Superman, e levado para o espaço, amarrado num meteoro. Já na Terra, Superman retornaria.

Apocalypse acabaria revivendo no espaço. O monstro acabou sendo encontrando por uma nave de Apokolips. Apocalypse embarcou na nave e assassinou todos os tripulantes e logo que chegou no planeta de Darskeid, começou um massacre, foi nesse momento que o Superciborgue retornou.

Darkseid reencontrou o monstro e se surpreendeu quando a criatura sobreviveu a uma rajada de raios ômega. Com isso, o soberano de Apokolips foi surrado. Na Terra, Superman ainda sentindo algo remoendo em seu interior o levou a procurar respostas a respeito da abominável criatura e o acabou achando em Apokolips. Com a ajuda de Tempus, toda a origem do monstro foi mostrada ao Homem-de-Aço, que descobriu que Apocalypse odiava Superman por sua origem estar ligada a Krypton assim como a de Superman. Utilizando uma Caixa Materna e a ajuda de Tempus, o herói jogou o monstro na Entropia. Aparentemente, Apocalypse não retornaria.

Porém, um robô de Brainiac e seu aliado resgataram Apocalypse da Entropia retrocedendo no tempo graças aos efeitos da Zero Hora. A mente de Brainiac foi colocada no corpo do monstro e após algumas batalhas, Superman conseguiu retirar a mente de Brainiac do corpo do monstro. Logo depois, Superman levou Apocalypse até a Lua onde o herói colocou o vilão em uma espécie de estase, ficando se teleportando perpetuamente entre 4 tubos de teletransportes da LJA.

Durante a guerra contra Imperiex, o então presidente dos EUA, Lex Luthor, enviou o Esquadrão Suicida (formado por Químio, Mongul, Plasmus, Manchester Black, Aço e Estilhaço) para resgatarem Apocalypse. Livre, o monstro teve seu ódio pelo Superman direcionado para Imperiex. Com isso Superman e Apocalypse, juntos, destruíram diversas sondas de Imperiex, porém o monstro foi reduzido a esqueleto pelo tirano espacial. Depois disso, Lex reconstruiu Apocalypse usando o DNA Kryptoniano de Superman. O monstro voltou novamente a enfrentar o Homem de Aço, agora dotado de inteligência, o que serviu para enfraquecer o monstro, pois agora ele sentia e sabia o que era dor e medo. O monstro logo depois foi preso pelo governo dos EUA. O presidente Luthor então fez um acordo com Darkseid, entregou o monstro ao senhor de Apokolips.

Quando a recém-chegada Supergirl se instalou na Ilha Paraíso, Darkseid enviou um exército de clones de Apocalypse até a Ilha. O exército foi facilmente derrotado. Enquanto isso, o monstro original fugiu de Apokolips de volta à Terra. Logo depois, um incosciente Apocalypse foi levado para uma caverna perto do centro da Terra pelo vilão Gog.

Durante a Crise Infinita, Dr Psycho e Pórtex resgataram o monstro de seu cativeiro. Controlado mentalmente por Psycho, Apocalypse auxiliou a Sociedade Secreta de Supervilões a atacar os heróis numa grandiosa batalha em Metrópolis. O monstro foi neutralizado pelo Superman da Terra 2 e o Superman da Nova Terra/Terra 0.

Logo depois do surgimento de Novo Krypton,
os representantes de Krypton foram se encontrar com o Presidente americano em Metrópolis, nesse momento Apocalypse chegou. A batalha se estendeu até a Lua, onde os Kryptonianos mataram Apocalypse. Seu corpo foi mandado para o General Sam Lane, que o entregou a Lex Luthor, no intuito de transformá-lo em uma arma contra Novo Krypton. Recentemente, o vilão retornou atacando os 4 seres que substituiram Superman após sua morte.

4 comentários:

  1. ESTAVA TENTANDO BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE ESSE VILÃO, E AINDA BEM QUE EU ENCONTREI AQUI.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha essa edição com a origem do Doomsday, mas acabei perdendo ela em casa. Você sabe me dizer qual a referencia (número, ano, titulo) pra eu poder procurar?

    ResponderExcluir