segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Vampiros do Universo DC

-->AVISO: O Artigo abaixo contém Spoilers!

O mito dos vampiros é antigo. As primeiras lendas surgiram há mais de 6.000 anos nas civilizações da Mesopotâmia e Roma, entre outras. Essas culturas tinham histórias sobre demônios que sugavan sangue de humanos e animais. Na grécia antiga, acreditava-se que os vampiros eram filhos de Hecate, deusa da Lua e eram mostrados como belas mulheres. Já na tradição hebráica o vampirismo começou com Lilith, primeira mulher de Adão, que foi expulsa do paraíso após não obedecer ordens divinas. Lilith é conhecida como a mãe dos vampiros. Já a origem da palavra "vampiro" é um grande mistério. Alguns dizem que ela vem do termo húngaro "vampir", que significa "morto-vivo".

São forma de reconhecer um vampiro:
  • Ausência de reflexo
  • Poder de cura
  • Reação adversa em animais que estão em frente a um vampiro
  • Hipnose
  • Caninos proeminentes
  • Entrar numa residência só se for convidado
E são maneiras eficazes de deter um vampiro:
  • Crucifixos
  • Água Benta
  • Água corrente
  • Alho
  • Espinhos
  • Estaca de madeira
  • Fogo
  • Luz do Sol

Os vampiros do Universo DC
Segundo a DC Comics Database, os vampiros do Universo DC podem ser considerados um sub-conjunto (ou uma sub-espécie) dos Zumbis. Os meios que podem reanimar um cadáver podem variar, mas tradicionalmente é realizado através de práticas sobrenaturais.

Ainda segundo o DC Comics Database, os vampiros do Universo DC normalmente exigem o sustento de sangue humano, são incapazes de se movimentar durante o dia, e tem aversão a alho e símbolos religiosos.

Confiram alguns dos principais vampiros do Universo DC:
  • Mocinhos
Divina

Emily Briggs era uma lojista que vivia pacatamente com seu marido em Gotham City, até que tudo mudou quando ela foi raptada por pessoas de um mundo subterrâneo conhecido como Abyssia. Os Renegados foram atrás de Emily. Após a luta, Emily revelou poderes herdados desse povo com a passagem do cometa Halley pela Terra. Além dos poderes, sua aparência mudou drásticamente. Emily se tornou uma mulher bem atraente, o que a fez adotar o codinome de Divina. Após deixar Abyssia, Emily ou "Lia" retornou com os Renegados e o marido advogado. A primeira aventura como Divina ocorreu quando os Renegados foram capturados pelos Mestres do Desastre. Ela ajudou a libertar os heróis e entrou para o grupo.

Durante uma luta em Abyssia, Divina perderia seus poderes e voltaria à sua aparência comum. Logo depois, Geoforça dissolveria os Renegados e Lia voltaria a viver em Gotham City. Quando a Markóvia, o lar de Geoforça, foi atacada por vampiros, os poderes de Emily retornaram e os Renegados ressurgiriam. Roderick, o líder vampiro, se apaixonou por Divina e a transformou em uma vampira e esperava que ela aceitasse ser sua noiva. Essa mudança depois faria com que Divina ganhasse algumas características, poderes e fraquezas de vampiros. Após uma série de eventos, os Renegados acabaram novamente e Emily se tornou apresentadora de TV.

Durante a Crise Infinita, Divina e outros heróis tentaram impedir Superboy Primordial de deixar a Terra. Ela e o camarada de Renegados, Tecnocrata, desapareceram numa explosão causada pelo vilão. Felizmente, Emily voltou durante a Terceira Guerra Mundial e atualmente, ainda como como vampira, mas aparentemente não sendo mais imune à luz solar, vive sozinha numa grande mansão em Gotham City, trabalhando como modelo enquanto secretamente mata membros de um poderoso clã de vampiros. O clã decidiu contra-atacar mandando um vampiro caçador de vampiros para assassiná-la. O assassino não foi bem sucedido e Lia foi capaz de destruí-lo.

Eu...Vampiro
Em 1591, após ser transformado em um vampiro, Sir Andrew Bennett transformou sua amante, Mary Seward, em um vampiro também, porém ela foi corrompida pelo poder. Ela tomou o nome de Mary, Rainha de Sangue e criou um grupo de vampiros chamado Lua de Sangue Vermelho e começaram a assombrar o mundo. Bennett começou a tentar desfazer seu erro querendo derrotar Mary e sua equipe.

Ele passou a ser ajudado por seus dois companheiros: Deborah Dancer, uma bela jovem que Bennett salvou de um ataque de Mary em Woodstock e Dimitri Mishkin, um homem russo que Bennett havia resgatado de Mary quando Mishkin era criança.

Para tentar manter a sua humanidade, Bennett fez um voto de apenas beber sangue de animais
e sangue humano engarrafado (que criou um subtexto de alcoolismo).

Bennett tentou o suicídio várias vezes para acabar com sua maldição, e também foi trazido de volta à vida após cada tentativa, devido a um poder superior.
Andrewse tornou cliente assíduo do Bar Oblívio e recentemente se aliou a Dr 13 e sua equipe para enfrentar os Arquitetos.

Vincent Velcro
Membro do Comando das Criaturas, uma tropa aliada da Segunda Guerra formada apenas por criaturas monstruosas, que assim como Velcro, são expêriencias do Projeto M, uma organização do governo americano, cujo objetivo era criar geneticamente supersoldados. Após a guerra, os monstros foram lançados no espaço e foram achados por Brainiac, que manteve a equipe como prisioneiros por anos, até que Superman e os Kryptonianos de Novo Krypton os resgataram. Vincent e o resto do Comando das Criaturas foram vistos no projeto 7734, liderado pelo general Sam Lane.

Nosferatu
Nosferatu, se tornou vampiro por meio de um experimento do governo que extraiu DNA dos ossos de Drácula e inseriu no corpo do jovem David Dagon. David se aliou a Tropa Titã, logo após. Vinda do futuro para tentar assassinar Donna Troy no intuito de impedir que o filho dela se tornasse o Lorde Caos, a Tropa Titã acabou falhando, pois o filho de Donna nasceu antes da intervenção da Tropa, porém juntos com os Novos Titãs, eles batalharam com o inimigo. Após esses eventos, a Tropa Titã não conseguiu mais voltar a sua linha temporal e ficaram em nosso mundo vivendo com Donna Troy e sua família em uma fazenda. Ao experimentar o sangue de Estelar ele adquiriu a capacidade de reverter sua aversão a luz. Nosferatu também conseguia se transformar em névoas ou morcego.

Durante a crise no tempo conhecida como Zero Hora, os integrantes da Tropa Titã, com exceção de Terra II e Miragem, foram eliminados da cronologia.

  • Vilões
Monge Louco
O Monge Louco é conhecido como Niccolai e é o líder de um culto vampírico chamado A Irmandade, que tem como sede um castelo abandonado nos arredores de Gotham City. Seus seguidores se alimentam do sangue das vítimas capturadas. Somente os mais dedicados acólitos são transformados em verdadeiras criaturas da noite. Atualmente, a origem atual do personagem não foi revelada, já que ele foi eletrocutado e, aparentemente, incinerado por um raio e dado como morto durante uma briga com o Batman.


Crúcifer
Crúcifer era um vampiro do Décimo Círculo (um grupo de vampiros) que junto a outros vampiros atacaram as Amazonas em tempos antigos. Ele, junto com os outros vampiros do Décimo, Círculo, foi derrotado pelas Amazonas, mas Crúcifer de algum modo, escapou do aprisionamento. Crúciferera capaz de armazenar, de alguma forma, seu coração em uma dimensão paralela, o que o tornava invulnerável. Na era moderna, ele decidiu liberar de seus companheiros vampiros em novos corpos. O vilão hipnotizou Superman e também esfaqueou a Mulher Maravilha com uma espada. Após o seu plano ter sido frustrado em uma grande batalha, ele fugiu para o seu castelo, onde ele tentou matar um Caçador de Marte disfarçado de Mulher Maravilha. O sangue marciano envenenou Crúcifer, que foi morto quando o seu coração, que foi devolvido ao seu corpo, foi destruído por um libertado Superman segurando um crucifixo.

Roderick
Roderick era um vampiro que usou a rainha para tentar assumir a Markovia. Roderick declarou que Geoforça tinha assassinado a Rainha. Os Renegados se tornaram fugitivos e a equipe foi caçada por diversos heróis. Os heróis começaram uma guerra contra os vampiros e Roder, que se apaixonou por Divina e a transformou em uma vampira, fazendo com que os Renegados penssassem que ela morreu. O vampiro tomou Abyssia e fez de Divina sua rainha. Por fim, Roderick e seus vampiros foram derrotados e Divina libertada.

Ultraman do Universo de Antimatéria
O Tenente Clark Kent era um astronauta terráqueo do Universo de antimatéria que, depois de um explosão em seu ônibus espacial, tentou consertar a nave quebrada, mas acabou sendo alterado por uma raça extraterrestre desconhecida e se tornou um humano ultra-dotado mental e fisicamente com ultrapoderes semelhantes aos superpoderes do Superman. De acordo com Alexander Luthor, versão alternativa de Lex Luthor do universo de antimatéria, o processo distorceu também a mente de Clark, que se tornou maligno. Quando é exposto diante da Anti-Kryptonita, ficava mais poderoso. Liderando o Sindicado do Crime da Amerika, se casou com sua colega de equipe, Supermulher, versão alternativa de Lois Lane e Mulher Maravilha, que mantém um caso secreto com o Coruja, versão alternativa de Batman.

Durante a Crise Final, a monitora Zillo Valla, que como os outros Monitores, é uma vampira, recrutou algumas versões alternativas de Superman e o próprio Superman da Terra 0 para impedir a fuga de Mandrakk. Por fim, Mandrakk tombou junto a Ultraman e o Monitor Sombrio transformou Ultraman em um vampiro escravo. Os dois, que haviam derrotado Supergirl, foram derrotados pelo filho de Dax, Nix Uotan, o juíz de todo mal, os Super-Homens do Multiverso (uma coalisão de alguns supermen das 52 terras alternativas) e a Tropa dos Lanternas Verdes. O Monitor Vampiro Sombrio foi morto com uma estaca, criada pela tropa, no peito. De Ultraman, apenas sobrou o esqueleto.
  • Multiverso
Terra 43: É uma Terra Alternativa sobrenatural mostrada originalmente na Elseworlds Batman & Drácula: Chuva Rubra que logo depois foi estabelecida como um dos 52 universos alternativos criados em Crise Infinita. A Terra, bastante sobrenatural, contém vampiros e outros seres exóticos. Nesta Terra, Batman foi mordido por Drácula e virou um vampiro, que é caçado por seus antigos amigos. Dentre as vitimas do Batman vampiro, está Robin, que também virou um vampiro.
  • Outros tipos de Vampiros malvados
Hemo-Goblin
O Hemo-Goblin era um vampiro criado para ajudar o grupo "supremacia-branca" a eliminar os "não-brancos". Ele infectou o Extraño, membro dos Novos Guardiões, com o vírus da AIDS. Ele foi assassinado pela equipe em uma batalha.

Destruidor Cósmico
Destruidor Cósmico é um vampiro cósmico que sobrevive absorvendo vastas quantidades de energia em seu corpo. Ele criava essa energia jogando planetas prósperos no coração dos sóis em torno quais orbitam. Ao tentar jogar a Terra no Sol, foi confrontado pela Liga da Justiça. Enquanto Superman e Lanterna Verde tentavam puxar a Terra de voltar pro lugar certo, a Liga enfrentava o vampiro cósmico.

Por exercer energia demais, o vilão ficou quase sem nenhuma e acabou sendo surrado por Aquaman. Após sua derrota, o Destruidor Cósmico foi entregue aos Guardiões do Universo, que o baniram na Dimensão das Sombras. O Destruidor Cósmico eventualmente escapou, e conquistou o planeta Almerac na intenção de devorar as suas energias. Outra versão da Liga da Justiça se opôs contra o vilão. Besouro Azul manipulou a armadura do Gladiador Dourado, usando-a para absorver a energia de que o vilão é composto.

Sh'ri Valkyr, de Thanagar, começou a ressucitar o Destruidor vagorosamente. Ela planejava usar os Raios Zeta de Rann para converter o universo inteiro em energia para alimentar o vampiro, que seria o líder do novo universo. Juntos, os Ômega Men, Adam Strange, a L.E.G.I.Ã.O. e os últimos Darkstars travaram uma batalha férrea e venceram o Destruidor. Uma forma incorpórea do Destruidor retornou com a intenção de destruir a LJA. Usando o vilão o Ladrão das Sombras como um peão, ele localizou uma entidade, Dharma (que após a morte de Darkseid em uma tentativa desesperada de salvar os universos, utilizou as energias provenientes da derrota de Portal para mesclar os dois universos, Milestone e DC, criando uma continuidade inteiramente nova, onde a história do universo Milestone foi integrada a do UDC) que possuía energia suficiente para manter sua forma por muitos anos. O Destruidor revelou ser a forma adulta de um Devorador de Sóis. O vilão acabou sendo derrotado e logo depois levou um tiro na cabeça disparado pelo Paladino, uma versão alternativa do Batman, usando uma arma exótica. Embora o Devorador tenha se dissolvido, a Liga reconheceu que a derrota do vilão é temporária e que le deve retornar facilmente.

Mandrakk
Mandrakk originalmente era Dax Novu, "filho" do Monitor Primordial. Ele foi o primeiro a mapear o multiverso e foi contaminado por ele. Corrompido por suas viagens, ele finalmente assumiu a identidade de Mandrakk e adotou uma aparência vampírisca. Ele foi preso (possivelmente por sua própria vontade) por tentar consumir a Sangria (a vida em sua forma mais pura). Daí vem a definição de "vampiro" para Mandrakk.

Depois que seu filho, Nix Uotan foi banido da ordem dos Monitores, Mandrakk foi parcialmente ibertado através de suas maquinações, usando o monitor Rox Ogama. No entanto, ele foi derrotado por Superman, que estava no controle da arma criada por Dax Novu para proteger o multiverso. Mandrakk caiu para a morte, embora Rox Ogama foi visto planejando seu retorno.

Mandrakk retornou, aparentemente sendo Rox Ogama, e atacou a Terra após a derrota de Darkseid. Junto com ele estava Ultraman, que foi transformado em um vampiro por Mandrakk(o que comprovou de vez que ele era um vampiro). Os dois, que haviam derrotado Supergirl, foram derrotados pelo filho de Dax, Nix Uotan, o juíz de todo mal, os Super-Homens do Multiverso (uma coalisão de alguns supermen das 52 terras alternativas) e a Tropa dos Lanternas Verdes. O Monitor Vampiro Sombrio foi morto com uma estaca, criada pela tropa, no peito.
  • Outros
Dead Romeo
Jonathan Romero, conhecido também como "Dead Romeo" foi o vocalista de uma banda de rock dos anos 80 chamada "The Dead Romeos". Atpe que circunstâncias infelizes o transformou em um vampiro e o mandou direto para o inferno. Vinte anos depois, ele ressurge, junto com oito outros vampiros, provenientes de diversos períodos históricos diferentes. Todos eles são libertados do inferno com uma missão, destruir um único alvo, a jovem Whisper.

O problema é que Romeo se apaixona por sua suposta vítima, e agora tem um dilema em mãos: mata sua amada e ganha a libertação de sua alma, ou a protege e sofre a danação pela eternidade.

Scream Queen
Nina Skorzeny, uma sobrevivente da matança de vampiros na Markovia, viu centenas de seus amigos e entes queridos serem mortos antes dela fugir para a América. Sua horrível experiência a deixou com um ódio de seres humanos tão intenso que ela decidiu nem mesmo se alimentar do sangue deles. Na América, ela conheceu outros monstros e juntos eles formaram uma banda de rock chamada Scare Tactics e ela foi apelidada de Scream Queen. A banda encontrava desafios sobrenaturais enquanto viajavam para shows.

  • Vertigo
Cassidy
Proinsias Cassidy era um jovem irlandês que, em 1916, uniu-se a revolução de seu país contra o império britânico. Um dia após uma batalha, foi mordido por uma vampira. Transformado, o rapaz se mudou para os EUA para que sua família pensasse que ele morreu durante a batalha. Após décadas bebendo e levando um vida egoísta, Cassidy conheceu Jesse Custer e Tulipa. Juntos, os três passaram por diversas e estranhas aventuras na busca de Jesse de respostas por ter recebido poderes divinos. Cassidy morreu e voltou como humano.

Vampiro Americano
A série conta a história do caubói Skinner Sweet, o primeiro vampiro norte-americano que não teme o sol. Sweet, cujas histórias são de Stephen King, era um ladrão de bancos e caubói assassino nos anos 1880 que foi transformado em um vampiro. Após o término do primeiro arco de histórias, Snyder e o artista brasileiro Rafael Albuquerque traçam a vida de Skinner ao longa da história norte-americana. A série ainda conta a história de Pearl, uma mulher ambiciosa que sonha em tornar-se uma estrela dos cinemas na década de 1920 e acaba trombando com um grupo de vampiros.

Algumas fontes consultadas: Vampiros na Cultura Pop (Editora Europa), DC Comics Database, Torre Titã, Multiverso DC

Um comentário:

  1. gostei muito dessa seção Vampiros!gostei da Emily,do Monge Louco e da Scream Queen!o Roderick eu já conhecia das historias dos Renegados!!Marcos Punch.

    ResponderExcluir