sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fichado: Lanterna Verde 2814.1 - Hal Jordan

O Fichado de hoje é com um personagem bastante popular e que gera muita polêmica. Este herói irá ganhar um filme esse ano e sagas e revistas onde ele era o personagem principal foram sucessos de vendas nos últimos anos. O Fichado de hoje é Hal Jordan, Lanterna Verde do Setor 2814:

Lanterna Verde - Hal Jordan

Dados:
Nome:
Harold "Hal" Jordan
Outros nomes: Parallax, Espectro, Pol Manning, "Herói", Highball, Lanterna Verde 2814.1.
Parentes:
Martin Jordan (pai - falecido), Jessica Jordan (mãe - falecida), Jack Jordan (irmão), Jim Jordan (irmão), Susan Williams (cunhada), Howard Jordan e Jane Jordan (sobrinhos), Lawrence "Onda Aerea I" Jordan e Hele Jordan (tios - falecidos), Harold "Onda Aerea" Lawrence Jordan (primo - falecido) e muito outros.
Grupos: Tropa dos Lanternas Verdes, Liga da Justiça da América, Tropa dos Lanternas Verdes da Terra, Liga da Justiça Europa, Tropa Sinestro (rapidamente ao usar anéis dessa Tropa), Tropa dos Lanternas Vermelhos (rapidamente ao usar um anel dessa Tropa), Tropa dos Lanternas Azuis (rapidamente ao usar um anel dessa Tropa), Tropa dos Lanternas Laranjas (rapidamente ao usar um anel dessa Tropa), Novos Guardiões, Tropa dos Lanternas Negros (rapidamente ao usar um anel dessa Tropa) e Tropa dos Lanternas Brancos.
Criadores: John Broome, Gil Kane
Primeira Aparição:
Showcase #22 ( Outubro de 1959)

Biografia
Filho de um oficial aviador da Força Aérea, o pequeno Harold Jordan adorava assistir a seu pai voando e, desde então, quis ser um piloto quando crescesse, contra a vontade de sua mãe. Num determinado dia, contudo, um defeito inesperado no jato fez com que Martin Jordan forçasse o pouso e morresse num acidente. Mais tarde, com 18 anos, Hal ingressou na Aeronáutica e lá chegou a pilotar. Porém, acabou sendo expulso e, com isso, começaria a trabalhar na Ferris Aeronáutica.

Concomitantemente, o Lanterna Verde Abin Sur, numa tentativa de descobrir mais sobre a profecia da “Noite Mais Densa” libertou Atrocitus para que ele pudesse guiá-lo à Terra, local onde as trevas nasceriam. Enquanto rumava ao planeta, uma briga entre Abin e o alienígena ocorreu e, assim, Sur colidiu com sua nave num deserto. Como seu último alento, Abin Sur passou seu anel energético e sua bateria para Hal, recrutando-o para a Tropa dos Lanternas Verdes como Lanterna Verde do Setor 2814, que engloba a Terra. Após passar por um breve treinamento em Oa, foi treinado por Sinestro, a mando de Ganthet. Os dois acabaram enfrentando Atrocitus.

Após isso, Hal seguiu carreira heróica como Lanterna Verde e foi membro fundador da Liga da Justiça da América. No período, Hal namorava Carol Ferris, presidente da Ferris Aeronáutica, onde trabalhava. Posteriormente, Jordan descobriu que Sinestro havia se tornado o tirano de seu próprio planeta, Korugar, e o delatou para os Guardiões, acarretando na expulsão de Sinestro da Tropa. Desde então, tornou-se inimigo mortal de todos os Lanternas.

Mais tarde, Hal e seu amigo Oliver Queen, o Arqueiro Verde, embarcou numa viagem pelo interior da América, onde encarou problemas sociais como drogas, racismo e devastação do meio ambiente. Anos mais tarde, Hal Jordan abandonou a Tropa para poder casar com Carol, mas seus planos foram frustrados pelas Zamoranas, que transformaram Ferris na nova Safira-Estrela.

Hal, que havia sido substituído por John Stewart, voltou a ser Lanterna Verde durante a Crise nas Infinitas Terras. No entanto, a Tropa foi dissolvida quando os Guardiões, bastante abalados pelo evento, abandonaram nossa dimensão junto às Zamoranas. Os Lanternas ficaram livres para escolher qual setor defenderiam. Hal, John Stewart, Salaak, Arísia, Ch’p, Katma-Tui e Kilowog se estabeleceram na Terra como a Tropa dos Lanternas Verdes da Terra.

Sempre rejeitada por Jordan por ser jovem demais, Arísia fez com que seus desejos subconscientes interagissem com seu anel para que pudesse amadurecer rapidamente seu corpo, tornando-a, dentro de algumas semanas, numa mulher adulta. Com isso, finalmente, seu amor foi correspondido por Hal. Anos mais tarde, Jordan foi escolhido como o recrutador oficial de membros para uma nova Tropa dos Lanternas Verdes.

Posteriormente, Parallax, a entidade amarela que representa o medo vivo, que estava aprisionado na Bateria Central de Oa, despertou graças a Sinestro e seu anel energetico amarelo, que também estava dentro da Bateria. Parallax passou a tentar dominar a mente de Jordan pelo seu anel, tentando fazer Hal sentir medo e perder sua força de vontade.

Logo depois, durante o período em que Superman esteve morto, o Superciborgue, um dos substitutos do Homem de Aço, aliado a Mongul, destruiu Coast City, cidade natal de Hal, o que chocou Jordan, possibilitando Parallax fincar suas garras na psique de Jordan, influenciando-o, fazendo com que ele matasse vários membros da Tropa e destruísse a Bateria Central, absorvendo todo o poder para si e se tornando Parallax. Como Parallax, destruiu todo o Universo na tentativa de reconstruí-lo à sua maneira, mas felizmente, foi derrotado e o Universo reconstruído.

Mais tarde, quando o Devorador de Sóis ameaçou nosso Sol, Jordan sacrificou sua vida para reacender o astro, porém, aquilo foi apenas um momentâneo lampejo da verdadeira consciência de Hal.

Logo depois, a alma de Jordan se tornou hospedeira de Espectro após batalhar com Asmodel, que queria tomar o controle de Espectro. A alma de Jordan se tornou hospedeira do Espirito da Vingança na tentativa de se redimir de seus pecados quando estava possuído por Parallax. Espectro na verdade acolheu a alma de Hal porque queria eliminar Parallax definitivamente, já que a criatura, uma vez confrontada por Espectro em Zero Hora, era uma ameaça ao Universo. Apesar disso, Parallax continuava ligado à alma de Hal, como parte do Espectro, que sentia medo da Entidade do medo.

Numa tentativa de se libertar e controlar o Espírito da Vingança , a entidade afetou outros Lanternas e a alma de Jordan, que não só resistiu, como se libertou de Parallax com a ajuda de Espectro e retornou ao seu corpo, resgatado do Sol por Kyle Rayner. O recém-ressuscitado Hal logo foi recepcionado com um novo anel enérgetico.

De volta à vida e como Lanterna Verde, derrotou Parallax junto aos outros Lanternas. Com a sua volta, a Tropa foi reestruturada e conseguiu nova residência na nova Coast City reconstruída e um novo emprego como piloto da Força Aérea americana, onde se envolveu romanticamente com a Vaqueira.

Junto com a Tropa, enfrentou diversos desafios como a Tropa Sinestro e Nekron. Pouco antes do ataque dos Lanternas Negros, Hal encontrou outras Tropas e acabou usando anéis enérgeticos das cores: amarelo, vermelho, azul e laranja. Durante os eventos da Noite Mais Densa, onde sob a supervisão de Ganthet e Sayd, formou os Novos Guardiões junto a Atrócitus (Tropa dos Lanternas Vermelhos), Larfleeze (Agente Laranja), Santo Andarilho (Tropa dos Lanternas Azuis), Sinestro (Tropa Sinestro), Indigo-1 (Tribo Índigo) e sua amada Carol Ferris (Safiras-Estrelas). No evento, Hal teve que enfrentar o Espectro Lanterna Negro, que desejava ter Hal de volta e na batalha que se seguiu, Hal rapidamente usou um anel negro, mas logo foi libertado dele. Numa atitude surpreendente, Jordan libertou e se tornou hospedeiro de Parallax e assim pôde romper a conexão do anel negro de Crispus Allen, então hospedeiro de Espectro, com o Espectro.

Enquanto enfrentava Nekron e a Tropa dos Lanternas Negros, Hal usou a Entidade, a luz que deu origem à vida no Universo, para criar a Tropa dos Lanternas Brancos que ressuscitou Mão Negra, elo de Nekron com o mundo dos vivos, o que destruiuNekron. Após isso, Hal voltou a ser Lanterna Verde.

Poderes & Habilidades

Hal Jordan possui um poderoso anel capaz de agir e criar construtos de acordo com sua força de vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maniacos por DC Comics, poste aqui sua opnião!