sexta-feira, 25 de março de 2011

Os Novos Titãs & Os Fabulosos X-Men II - O Crossover nunca publicado

Lançada em 1982, Marvel and DC Presents: The Uncanny X-Men and The New Teen Titans foi um sucesso.

Escrito por Chris Claremont e desenhado por Walter “Walt” Simonson e Terry Austin, o crossover mostrou os Novos Titãs e os X-Men se unindo para deter Darkseid, Exterminador e Fênix Negra. O crossover foi publicado no Brasil em Grandes Heróis Marvel 1ª Série: Nº 9 e depois em Grandes Encontros Marvel & DC nº 2, ambos da e
Editora Abril.

Como parte do acordo entre as duas editoras, seria produzida no ano seguinte uma continuação com a DC Comics no comando.

O segundo crossover foi anunciado em The New Teen Titans #29 na seção de cartas:
"Sim, viemos por este meio anunciar a próxima reunião entre os Novos Titãs e os X-Men, programada para o Natal de 1983, desta vez produzida pela DC e desenhada por George Pérez e escrita por mim, Marv Wolfman. Se você estiver interessado em fazer sugestões quanto aos vilões que deveriam aparecer, se apresse, por favor. Vamos começar a trabalhar em toda história na semana agora. E nós gostamos muito do trabalho de Chris, Walt e Terry no primeiro crossover. Nosso trabalho vai ser ainda mais difícil. Vamos produzir o melhor team-up de todos”.
A próxima menção do encontro entre a equipe foi em New Teen Titans #38:
"O segundo encontro entre os Novos Titãs e os X-Men será publicado ainda este ano se os prazos e acordos derem certo. George irá desenhá-lo e Marv vai escrever. Deve ser ótimo. Uma pequena informação é sobre os vilões: Irmão Sangue e O Clube do Inferno. Interessados agora? "
Sim, estávamos, Marv. Mas, infelizmente, nós nunca veríamos o segundo crossover. Ele acabou sendo abandonado por causa da queda de braço entre Marvel e DC em relação ao crossover entre Liga da Justiça e Vingadores, que também estava sendo planejado, no momento.

Retirado de uma entrevista de Marv Wolfman para Amazing Heroes #50, de 1984: “Wolfman também foi afetado pela aparente morte de Liga da Justiça/Vingadores, porque ele foi programado como o escritor do segundo encontro entre Novos Titãs & X-Men”.

Wolfman disse a respeito do crossover:
Eu sinto muito pelo que aconteceu. Eu não estou bravo com ninguém. Eu sinto muito mais pelo ponto de vista financeiro do que mais nada, porque Titãs/X-Men seria fenomenalmente bom. Eu adoraria ter dinheiro no bolso. A única coisa que eu realmente sinto muito a respeito é que as empresas não falam umas com as outras corretamente. Eu não sei de quem é a culpa, eu não me envolvo com política. Realmente não me importa de quem é a culpa. Sinto muito, porque eu teria gostado de ver Titãs/X-Men. Eu tinha trabalhado com um enredo muito bom. Na semana antes que tudo foi por água abaixo, Chris Claremont se aproximou e digitou o que valeria a pena dos X-Men no ano seguinte no meu processador de texto para que eu pudesse trabalhar e saber exatamente como encaixá-lo em sua continuidade. Nós conversamos sobre um monte de coisas que iriam para a estória. Chris tinha me dado algumas ideias, já eu lhe tinha dado outras sobre o primeiro crossover. Eu acho que poderia ter sido uma história divertida.
Marv tenta se lembrar um pouco do que foi planejado:
Eu não tinha trabalhado com a estória, porqu quase nunca faço isso até que seja necessário. Se eu estou planejando uma série, eu escrevo com antecedência o movimento dos personagens, mas não os detalhes do plot. Eu teria realmente traçado a estória se tivéssemos recebido o sinal verde. Tudo o que eu trabalhei com antecedência foram os vilões e que seria uma estória mais sombria do que o primeiro crossover.
Com a série de acusações entre Marvel e DC sobre quem fora o responsável pelo cancelamento do anunciado e muito esperado encontro entre Liga da Justiça e Vingadores (que seria desenhado por Pérez) ocorreram, o projeto foi cancelado assim como destruída qualquer nova tentativa de encontros pelos muitos anos seguintes. Apenas nos anos 90 a DC e a Marvel vieram a se encontrar novamente, tendo em Marvel VS DC o envolvimento romântico entre Robin e Jubileu.

Bom, se LJA/Vingadores finalmente aconteceu 20 anos depois, por que não podemos ter o segundo encontro entre Novos Titãs e X-Men? Porém, as recentes desavenças entre as duas editoras pode comprometer a realização deste esperado crossover.

2 comentários:

  1. Olá Gustavo , indiquei o blog para receber um selo. Olhe no link: http://wwwchamandosuperamigo.blogspot.com/2011/04/selo-de-qualidade.html
    Abçs
    Clayton Godinho ( Kardion )

    ResponderExcluir
  2. Valeu Clayton! Muito obrigado! Seu blog também está ótimo. Valeu pelo apoio! Ah, o Especial Jack Kirby deve sair essa semana =D Me manda um e-mail para eu lhe explicar...

    ResponderExcluir