quinta-feira, 28 de abril de 2011

Especial Crossovers Marvel e DC II: Liga da Justiça & Vingadores

Antes de falar sobre o crossover definitivo entre DC Comics e Marvel, um pouco de história. A primeira revista em quadrinhos que ostentou as logamarcas da DC Comics e da Marvel juntas foi a adaptação em formato tablóide do musical da Metro, O Mágico de Oz, em 1975. Elaborada por Roy Thomas e John Buscema, a edição hoje parece uma produção apenas da Marvel. Segundo relatos, a DC já tinha o lendário caturnista Sheldon Mayer trabalhando numa adaptação, mas, quando ouviu falar do projeto da Marvel, decidiu juntar forças em vez de publicar um título similar. Aquela trégua proporcinou o encontro do século: Superman e Homem-Aranha, que com sua continuação descandeu os encontros entre Batman, Hulk, X-Men e Novos Titãs (como já falado aqui)

O ciclo seguiu até 1983, quando o prometido encontro entre Liga da Justiça e Vingadores, por Gerry Conway, Roy Thomas, George Pérez e Dick Giordano, não se concretizou. Deveria ter sido o evento do século, com encontro entre os melhores heróis das duas editoras, que envolveria o Senhor do Tempo, Kang e o Ovo Cronal. Uma sucessão de mal-entendidos entre as editoras, parilosou o projeto, apesar de Pérez haver terminado o lápis de 21 páginas das 64 do crossover. Ambas as empresas divulgaram seus pontos de vista por meio de artigos. O fracasso do projeto LJA/Vingadores também impediu o, também, tão esperado segundo encontro entre os Novos Titãs e os X-Men.

Pérez chegou a vender a arte original, mas não antes de expô-la em convenções pelos EUA. Foi o mais próximo que o público chegou a ver do projeto original. A trégua de 1975 ficou suspensa de 1983 até 1994, quando novas administrações em ambas as editoras chegaram à um acordo e uma série de crossovers foram lançados (como já tratado aqui no blog).
Mas à medida que o novo milênio se aproximava inexoravelmente, o público queria saber quando Liga da Justiça e Vingadores finalmente se encontrariam. As diretorias das duas editoras foram novamente trocadas e a reposta finalmente foi dada: 2003. George Pérez foi autorizado a interromper seus compromissos na CrossGen Comics para desenhar e arte-finalizar o tão adiado projeto dos sonhos. Em dupla com o escritor Kurt Busiek, seu antigo parceiro em Avengers, o crossover foi recebido com entusiasmo, sendo considerado um dos melhores encontros entre DC Comics e Marvel, já que foi definitivo e praticamente, promeveu o encontro entre quase todos os personagens dos dois Universos (Marvel e DC). O colorista do crossover foi Tom Smith.Pérez desenhou magistralmente (como não esquecer a magnífica capa da ediçõe 3?) e terminou o projeto com tendinite.

No Brasil, foi publicado pela Panini em uma minissérie em 4 edições em 2004 e depois numa edição encadernada com capa cartonada e numa edição definitiva limitada com capa dura com muitos extras que incluiu, pela primeira vez, o original feito a lápis por Pérez e um gigantesco guia de refêrencias. Os dois encadernos foram lançados em 2006. O crossover também pode ser facilmente achado na internet.
Quem é Krona: Bilhões de anos atrás, enquanto a Terra não passava de gases que se resfriavam, existia o planeta Oa. Os Oanos eram quase deuses e viveram em paz por mais anos que podem se lembrar. Além disso, eram dotados de poderes mentais, ciência e tecnologia jamais equiparadas. Porém, havia aqueles que usavam seus poderes em prol de desejos pervertidos. Ignorando todas as proibições e apelos, Krona decidiu buscar conhecer a origem do Universo. Ao atingir seu objetivo, uma terrível rajada cósmica esmigalhou sua maquina e que também teria destruído Krona, não fosse ele imortal. Não foi o fim do Universo como as lendas previam, mas, sim, o início de algo maligno: O universo se estilhaçou e o malévolo Universo de Antimatéria foi formado, e nele, duplicatas de todos os planetas, incluindo Oa, que ganhou como planeta gêmeo Qward.Como pena por deflagrar um Universo maligno, Krona foi reduzido de energia disforme para circular, inofensivo ao Universo para sempre. Exilado, com o tempo, viajou além do seu Universo ainda buscando as respostas sobre a criação. Suas abordagens, destruiram diversos Universos.

A Trama

A trama começa no planeta Polêmacus, terra de Arkon, um antigo inimigo dos Vingadores. Sua pujante capital estava celebrando o Dia de Impérion. Enquanto isso, o milorde Arkon estava junto a sua consorte, Lady Thundra, até que são alertados que estavam sendo atacados por olhos gigantescos que apareceram no céu. Era Krona, que buscava a verdade suprema sobre a criação do Universo, invadindo as mentes da população, questionando e exigindo a verdade sobre a criação. Ao perceber que não receberá a resposta que exige, ele destrói o mundo – assim como o Universo ao seu redor.

Corta para o planeta Qward, no Universo de Antimatéria. Os Trovejantes e armeiros, habitantes da contraparte de Oa, eram atacados pelo Sindicato do Crime da Amérika (Ultraman, Supermulher, Johnny Quick, Anel Energético e Coruja), contrapartes de antimatéria da Liga da Justiça, que invadiam Qward em busca de diversão (destruição). Nisso, Krona surge nos céus em forma de olhos gigantes. Querendo descobrir o segredo, a verdade, ele invadem as mentes de todos no local, porém, ao concluir que nenhum deles sabe o que ele procura, os Qwardianos, o mundo onde eles se encontram e o Universo onde ele está imerso, são destruídos.
Universo Marvel. Uma jovem galáxia rodopiava a meros cinco milhões de anos-luz da borda da expansão sendo observava por En Dwi Gast, o Grão-Mestre, um ancião do Universo, um dos mais velhos seres do cosmo que dotado de poder incalculável passou sua vida milenar se divertindo com jogos cósmicos de azar e destreza, apostando no desfecho dessas disputas. Enquanto observava alguns detalhes do fluxo orbital como parte de uma aposta que fez, é surpreendido por Krona, que se materializa para debater com Grão-Mestre, que perguntou que ele era e o que almejava. Krona, então, conta sua origem e diz que veio ao Universo Marvel em busca de respostas para sua busca. Nisso, Grão-Mestre diz que há um ser em sua realidade que vivenciou o Big Bang e sabe o que havia antes (Galactus). Querendo saber o nome deste ser para encontrá-lo, En Dwi percebe que ambos desejam algo um do outro e propõe que a questão deve ser decidida em um jogo. Caso Krona vença, Grão-Mestre o levaria ao ser que procura e assim poderia extrair os segredos deles, mesmo que o processo destrua aquele Universo. Se Grão-Mestre vencer, Krona deixaria aquele Universo ileso e buscaria resposta em outra parte. No entanto, Krona exige que trocar os campeões. Os campeões do mundo de En Dwi seriam os seus guerreiros e os do dele seriam os campeões de Grão-Mestre. En Dwi acaba concordando.
Um mês depois. Universo DC. A Liga da Justiça da América (composta na época por Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna VerdeKyle Rayner -, Caçador de Marte e Homem-Borracha) enfrentavam Terminus, inimigo do Quarteto Fantástico. Graças a um plano arquitetado por Batman, a LJA destrói o vilão cósmico usando seu próprio cajado. O Espectro (Hal Jordan, na época), surge e informa que Terminus não faz parte deste plano de existência e dá um sumiço no vilão, deixando por conta da Liga imaginar o que está havendo.
Enquanto isso, no Universo Marvel, os Vingadores ( Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Mulher-Hulk, Warbird, Triatlo, Valete de Copas, Vespa, Jaqueta Amarela, Mercúrio, Visão e Feiticeira Escarlate) enfrentavam Starro, o Conquistador Estelar, que com suas sondas, dominou parte da população e da equipe. Por fim, Visão, usando a Feiticeira Escarlate e sua magia caótica, faz com que Starro saia do planeta. Visão capta um chamado urgente de Quasar e eles voltam em bloco à mansão. Lá, são informados por Quasar alguns dados de intrusos de outra dimensão surgindo no Universo Marvel (Lobo atacando a Guarda Imperial Shiar e os Khúndios invadindo o planeta dos antigos Aakon). Enquanto isso, Flash, lveando um pedaço dos destroços da armadura de Terminus, viaja ao Universo Marvel para investiga. Chegando lá, ele encontra uma manifestação contra um mutante, e intervém. Porém, o Universo Marvel não possui a Força de Aceleração e com isso, perde seus poderes, sendo atacado pela multidão enfurecida.

No Universo DC, na Torre de Vigilância, base da Liga na Lua, enquanto o Flash volta, a equipe recebe noticias de intrusões dispersas por todo o espaço (Mongul levando um cacete da Ninhada e Thanagar sob o ataque dos Skrulls), e ainda, outra indicação de que algo esta muito errado acontece: o Vigia está, do Universo Marvel, lá fora junto à Torre observando impassível. Quando eles procuram entender o que está acontecendo, o Grão-Mestre aparece no meio deles oferecendo resposta, dizendo que a realidade local vem sendo invadida por criaturas de outra realidade, pois as barreiras entre nossos mundos foram deliberadamente enfraquecidas e nenhum deles sobreviverá à tensão, há não ser que eles reúnam doze peças de poder, seis de cada Universo:

Do Universo DC
-->O Sino Verde de Ulthool, a Roda Prateada de Nyorlath e a Ânfora Vermelha de Calythos: São artefatos místicos que podem conjurar os Três Demônios e já foram usados pelo vilão Felix Fausto.

-->A Máscara Medusa: Máscara capaz de controlar as emoções de suas vítimas e foi utilizada pelo Pirata Psíquico.

-->O Livro da Eternidade: Guarda muito da magia do Mago Merlin.

-->A Lança do Destino: Remonta a crucificação de Cristo e contém poder místico imenso. Foi usada por Adolf Hitler para manter longe da Europa a Sociedade da Justiça durante a 2ª Guerra Mundial.

-->O Globo de Ra: É o artefato responsável pelos poderes de Rex Mason, o Metamorfo.

-->A Bateria Energética do Lanterna Verde: Fonte do poder do anel energético de Kyle Rayner.
Do Universo Marvel

-->As Jóias Espirituais: Seis gemas com poderes ilimitados que manipulam tempo, espaço, realidade, energia e mente (também conhecidas como as Jóias do Infinito)

-->O Bastão de Watoomb: É um artefato místico utilizado por Xandu, inimigo do Dr. Estranho, que intensifica magia.

-->A Caixa dos Invernos Antigos: É um artefato Asgardiano, que for aberta (como já aconteceu) pode desencadear uma era glacial planetária.

-->O Olho Maligno: A maior arma mística Avalon.

--> Nulificador Total: Arma de destruição em escala cósmica

-->O Cubo Cósmico: Construído pela organização criminosa I.M.A., tem o poder de controlar e remodelar a realidade. Cubos cósmicos podem ser construídos por outras espécies do universo e invariavelmente evoluem para formas de vida quase onipotentes.

Antes de ir, Grão-Mestre diz que outros estão na busca deles também. Então, após terem chamado Eléktron para substituir Flash (que sem seus poderes lá não tem utilidade), todos são transportados para o Universo Marvel por Wally.

Chegando lá, presenciam problemas por toda parte, dos restos de Genosha ao governo tirano do Dr Destino na Latvéria e o Hulk solto nas ruas, o que deixa Superman irritado com os heróis locais, se indagando como eles puderam permitir e tolerar essas coisas. Porém, partem em busca do primeiro artefato. Reunidos na Ilha Monstro, no Mar de Okhotsk, a LJA é atacada por Fing Fam Foom, Tricéfalo, Monstro de Vandoom e um monstro do Toupeira. Após derrotá-los, a LJA é surpreendida por Batman, que achou o Nulificador Total, então, os Vingadores (que receberam a notificação que mais intrusos de outra dimensão haviam surgido e convocaram Gavião Arqueiro), chegam e tentam recuperar o Nulificador, porém, Mulher Maravilha recupera o item e com isso, são transportados de volta ao UDC.

Os Vingadores ficam a ponderar o que acontece: além de seu mundo ter invadido, objetos poderosos são roubados. Visão percebe que estão sendo observados e flagram Metron, dos Novos Deuses, que se apresenta como observador, dizendo a eles o que está acontecendo, mas por uma perspectiva oposta à que a Liga ouviu do Grão-Mestre. A LJA está reunindo doze objetos de grande poder dos dois Universos e por isso, eles devem ser impedidos senão o Universo Marvel morrerá, diz Metron aos Vingadores. Eléktron, que ficou naquele Universo, ouve tudo chocado. Metron lhes dá uma Caixa Materna que permitirá que eles transponham Universos. Assim, os Vingadores abrem um tubo de explosão chegando a Metrópolis. Após derrotarem Brecha, os Vingadores ficam maravilhados com a cidade futurista. Capitão América fica extremamente irritado ao perceber que os heróis da DC são tratados como deuses pela população impondo sua vontade sobre as massas. Nisso, os Vingadores são surpreendidos pela Liga da Justiça e o sentimento amargo de seus líderes desencadeia um grande confronto. Longe dali, Metron dialoga com Grão-Mestre sobre Krona e o risco de nenhum dos Universos sobreviva, sendo observados por Eléktron, que havia se escondido na Poltrona Mobius do Novo Deus.

Na Terra do Universo DC, a batalha entre os heróis continua. Batman e Capitão América, após se confrontarem, se unem e ambos, em vez de fazerem o jogo de quem quer que esteja por trás de tudo, saem à cata de respostas verdadeiras, abandonando a batalha. Enquanto isso, a luta, equilibrada no início, toma outras proporções quando Feiticeira Escarlate descobriu que a magia do caos sob seu controle é mais forte no Universo DC e dessa maneira, transporta seus companheiros de equipe de volta ao Universo Marvel. Enquanto isso, Caçador de Marte envia uma mensagem telepática contatando Aço, Gavião Negro, Canário Negro, Arqueiro Verde, Nuclear, Besouro Azul, Tornado Vermelho, Capitão Átomo e Zatanna, alertando-os para que protejam os artefatos no Universo deles. Depois disso, uma série de batalhas pelos artefatos começam nos dois Universos, envolvendo as duas equipes. Os confrontos acontecem em locais que variam da Ilha Paraíso à Wakanda e de Apokolips à Asgard, com direito a pontas de Darkseid, Pantera Negra, Hércules, e outros importantes personagens dos dois Universos.

Enquanto isso, Batman e Capitão América se reúnem na Batcaverna procurando informações. Nisso, Capitão América pede ajuda ao Coisa, que chega ao UDC usando uma moto temporal ajustada para dar “rolê” pelas dimensões. Por meio de uma tele-ligação, Sr Fantástico explica que pré-progamou a moto temporal com alguns comprimentos de ondas que ele pode rastrear. Em seguida, saem montados nela passando por Universos destruídos seguindo o rastro de Metron, chegando a base do Grão-Mestre, onde encontram Eléktron, que mostra a dupla um vídeo da conversa entre Grão-Mestre e Krona, deixando Capitão América perplexo ao descobrir que os Vingadores estão lutando por Krona e que caso ele vença, vai trucidar o Universo Marvel.
Por fim, na Terra Selvagem, ocorre a batalha decisiva entre LJA e Vingadores, em busca da posse do último artefato, o Cubo Cósmico. Uma batalha acirrada acontece, com Superman vencendo Thor e Mercúrio conseguindo superar Wally e tomando posse do Cubo. Com isso, Krona e Grão-Mestre surgem nos céus, observando que está havendo um empate de 6 objetos para cada lado. Nisso, Capitão América, Batman e Eléktron aparecem, fazendo com que Batman ficasse com o Cubo, concretizando a derrota de Krona, que se vê obrigado por Grão-Mestre a partir. Irado, Krona não aceita e exigindo suas respostas, tira da mente do ancião o nome do ser que almeja, Galactus, o invocando e atacando-o em busca de respostas, enquanto LJA e Vingadores se uniam para tentar apartá-los. Surpreendentemente, um moribundo En Dwi revela que o jogo era só uma dissimulação ocultando o verdadeiro estratagema, que era reunir os poderosos objetos sob nariz de Krona para que ele pudesse usá-los. Ao usá-los, os Universos se contorcem.

O Universo DC. A Liga da Justiça, com formação semelhante a da época do satélite (com Barry Allen e Hal Jordan como membros), com Gavião Arqueiro como membro e namorado da Canário Negro, contempla Dr Destino, que derrotado pela equipe, foi transformado em um dos Gigantes de Prometeu na Muralha da Fonte. O Arqueiro Verde lança um olhar assassino a Canário Negro e Gavião Arqueiro quando Canário diz que foi ótimo o Gavião ter decidido deixar seu Universo e ficar nesse. Nisso, uma ondulação na realidade chega e, de repente, Gavião Arqueiro nunca fez parte da LJA. Percebendo que algo esta errado, já que Dr. Destino não faz parte do Universo deles e assim, decidem contatar seus amigos de longa data, os Vingadores. No Universo Marvel, os Vingadores, na Hidrobase, vêem a nave de Brainiac no mar, após terem o derrotado. Nisso, a Liga da Justiça chega e aqui é nos mostrado que as duas equipes são conhecidas de longa data.
Detalhes interessantes são mostrados como a Liga da Justiça e os Vingadores se reunindo por muito tempo, desde a época da Sociedade da Justiça e dos Invasores, como a LJA e SJA faziam na era Pré-Crise DC, porém, Superman e Capitão América percebem que algo está errado e não gostam disso. Outra ondulação chega e da Hidrobase, as duas equipes, com formações e uniformes diferentes, estão se encontrando no satélite de Liga celebrando mais um dos encontros anuais das duas equipes. Outra marola altera a realidade e as duas equipes, com mais membros, estão na Mansão dos Vingadores, onde Capitão América grita que algo está errado. Tentando acalmá-lo, Vespa lhe conta sobre as reuniões antigas como a vez em que Amazo e Ultron-4 prenderam as duas equipes em suas sedes e tiveram que trocar de mundos para escapar e caçar os dois; a ocasião em que Chave e Ceifador seqüestraram Mantis e Zantanna a fim de usar as duas como chaves pro poder celestial; e a luta entre as duas equipes em busca do ovo cronal, por causa de Kang e Senhor do Tempo (uma analogia ao encontro entre as duas equipes cancelado nos anos 80).
Superman e Capitão América acabam discutindo e isso acaba acarretando numa violenta ondulação que altera a realidade uma vez mais. Membros das duas equipes são lançados em dois grupos para os dois Universos. Os heróis descobrem que tempestades estão levando as pessoas a mudar de mundos. A freqüência das tempestades aumenta assim o efeito delas. Os dois Universos estão se mesclando e a realidade se alterando mais ainda. Os heróis encontram a fenda e de algum modo, ficam olhando de um mundo ao outro. As energias fervilham e tremem diante deles. Um rosto aparece e os fita com descaso e zombaria, fazendo com que todos sintam formigar em suas cabeças um formigar que quase soa como uma gargalhada. Era o rosto de Krona. Mesmos em Universos separados, Capitão e Superman discutem novamente, mas Mulher Maravilha e Vespa os acalmam, já que isso não levara a nada e que milhões de vidas dependem deles. Kal-El e Steve começam a lembrar dos fatos anteriores, como Krona perdendo e não respeitando as regras, invocando Galactus e o Grão-Mestre fazendo algo que mudou tudo. Nesse momento, a fenda jorra com um estrondo ensurdecedor e um estrondo de ira e de anseio. Superman e Homem de Ferro rumam ao espaço, observando que os dois Universos estão se mesclando, sendo forçados a se unir, mas suas naturezas são diferentes demais e, quanto mais se juntam mais eles se destroçam. Hal e Wanda acabam atacando a fenda, Krona, até que um clarão transporta as duas equipes para seus respectivos mundos. A LJA (formada agora por Hal Jordan, Barry Allen, Superman, Aquaman, Mulher Maravilha, Batman e Caçador de Marte) se teleporta para a Mansão dos Vingadores (formados por Capitão América, Visão, Vespa, Golias, Feiticeira Escarlate, Thor, Homem de Ferro). Reunidas, as duas equipes descobrem que a realidade está se alterando, que os Universos estão se mesclando e como se o próprio espaço estivesse se contorcendo.

Chave de tudo, o Grão Mestre precisa ser encontrando e questionado de seus atos. Nisso, Vingador Fantasma chega. Membro da Liga, Vingador guia os Vingadores e a LJA até um moribundo Grão-Mestre, que explica que invocou o poder dos artefatos para unir os Universos, aprisionando Krona no ponto de junção entre eles, apostando que ele não destruiria os Universos se seu destino estivesse ligado ao deles também. Porém, Universos fundamentalmente incompatíveis afetaram alguns dos heróis, fortemente sintonizados às suas realidades (Superman e Capitão América), fazendo-os sentir as mudanças, irritando-os. Grão-Mestre também revela que Krona está sobrecarregando um Universo ao outro, forçando-os a se unir, aumentando perigosamente a massa critica no processo. Krona roubou o conhecimento de Galactus e sabe que o Devorador de Mundos sobreviveu ao Big Bang, planejando repetir o processo juntando os mundos para deixar que se aniquilem causando um novo Big Bang, um processo que ele poderá vivenciar, se sobreviver, e descobrir seus segredos. Para que a ordem apropriada seja restaurada, Krona deve ser derrotado.

Antes de partirem para a batalha, os heróis, cujas memórias foram alteradas pela fusão dos universos, procuram saber como era o mundo antes deste incidente. Usando seus últimos recursos, Grão-Mestre mostra-lhes vários eventos que tiveram lugar em seus universos, e cada membro da equipe testemunha as tragédias que lhes tinham acontecido: a morte de heróis como Superman, Lanterna e Flash; perda de entes queridos dos heróis (Odin, Jason Todd, Hipólita, os filhos da Feiticeira Escarlate), os problemas conjugais do casal Pym; a perda de mão de Aquaman; a derrocada do Homem de Ferro rumo ao alcoolismo e muitas outras mortes, traições, tragédias, fracassos, renascimentos, magoas e horror. Grão-Mestre acaba morrendo ao exaurir o que sobrou de seu poder. Vários heróis tencionam deixar os Universos como estão para evitar as tragédias aconteçam, mas Hal Jordan inspira todos a trabalhar pelo bem dos Universos e não deles próprios, dizendo que eles não podem brincar de deuses com a realidade (uma analogia ao que ele fez na saga Zero Hora quando apagou e tentou reconstruir o Universo DC).
Mesmo chocados, a Liga da Justiça da América e os Vingadores decidem se unir para derrotar Krona e restabelecer a ordem nos Universos.
No ponto de junção da fusão entre os mundos, Krona mostra a Metron o que descobriu, contando a ele seu plano. Em ambos os Universos, heróis diversos como Homem-Aranha, Sabra, Novos Titãs, Corporação Infinito tentam salvar o máximo de pessoas que podem da devastação causada pela fusão forçada dos dois Universos. No satélite da Liga, Vingadores e LJA se reúnem e repassam os planos para derrotar Krona. Após ser decidido que Capitão América será o comandante das duas equipes para fazer com que eles sejam uma só tropa, os heróis, auxiliados por Eléktron, a bordo da Nau Capitânia, uma belonave imperial Atlante, planejam atacar a fortaleza de Krona.
Antes de partirem para a batalha decisiva, os heróis têm conversas particulares, onde as coisas horríveis que viram na realidade original são assunto principal. Capitão América, que estará coordenando o ataque na Nau Capitânia, dá ao Superman ao seu escudo, para ele usá-lo na batalha decisiva.
Usando Mjolnir, o martelo de Thor, uma esteira cósmica carregada por Barry cuja velocidia em onda vibracional altera o locus tempo-dimensional e a magia caótica de Wanda, LJA e Vingadores invadem a fortaleza de Krona, que foi erguida com os despojos de Galactus, o que choca a todos. Chegando lá, são atacados pelo exército de Krona (composto de vilões dominados mentalmente por ele), que vão dos Parademônios e soldados da HIDRA a Apocalypse e Conde Nefária. Ao passarem por cada defesa de Krona, ondulações na realidade continuas atingem a todos. Os recém-chegados são informados por Caçador de Marte. As ondulações fazem com que vejamos os super-heróis usarem todos os uniformes que já usaram assim como vemos praticamente todos os membros que já passaram pelas diversas formações dos Vingadores e da Liga da Justiça em todos esses anos lutando contra milhares de vilões de ambas as equipes, promovendo encontros dos sonhos de muitos fãs.Ao conseguirem superar uma linha de defesa, uma onda temporal os atinge. Durante os conflitos, muitos morrem, incluindo heróis e vilões, como Barry e Gavião Arqueiro. Enquanto muitos batalhavam, Feiticeira Escarlate e Vespa se chocam ao verem Eternidade e Kismet, seres que representam o Universo Marvel e DC, respectivamente, aprisionados por Krona e se beijando apaixonadamente. A batalha continuava, com Capitão comandando todos na belonave.

Usando o escudo do Capitão América, dado pessoalmente por Capitão a ele, Superman avança a trancos e barrancos. A certa altura, Superman é enfraquecido por Homem Radiativo e Solarr, que usando informações de Lex Luthor, usaram Kryptonina e radiação de Sol vermelho para enfraquecer o Homem de Aço. Num ato heróico, Visão usa seus raios ópticos solares para recarregar o Kryptoniano, se exaurindo e perdendo a consciência. Chegando na ultima linha de defesa, a última muralha que defende Krona, Superman usando todo seu poder não consegue passar. Thor, cercado de diversos vilões, lança seu martelo para Superman. Apanhando-o no ar e arremete, juntando o poder de Mjonir ao seu próprio, e com o escudo do Capitão permitindo que ele resistisse até agora, Superman estraçalha a barreira final.Os demais Justiceiros e Vingadores partem numa investida contra Krona, que montou uma espécie de núcleo, feito dos doze itens de poder, que mantém um universo ligado ao outro. Krona, com todo o seu poder impressionante e trajando uma armadura de combate, derrota todos, se vangloriando, até que é surpreendido por Barry e Gavião Arqueiro, que sobreviveram e foram aconselhados pelo Capitão América para esperar o melhor momento de atacar. Flash distrai Krona e Gavião atira uma flecha explosiva no núcleo, arrebentando o vinculo entre os dois Universos, levando Krona junto e restabelecendo a ordem destes. Por fim, só restou a turma que começou toda esta balbúrdia. Os que tombaram foram ressuscitados já que a realidade se reordenou.Ao tentar levanter o martelo de Thor novamente, Superman não consegue, se surpreendendo. O filho de Odin lhe explica que há um encantamento neste martelo, traçado por seu pai, que nenhum outro consegue erguê-lo e que alguns poucos valorosos foram capazes de sobrepujar o encanto em horas de desespero, como aquele momento em que Clark o usou.Espectro (Hal Jordan), finalmente, separada as duas Terras, enquanto Galactus se recriava. Enquanto Eternidade e Kismet se separam, Liga e Vingadores voltavam aos seus próprios Universos.Todo o poder que Krona roubou retornou a seus lares, reconstruindo todos os Universos que ele destruiu, deixando apenas um Ovo Cósmico, com a essência de Krona em sua cerne. Neste momento, é revelado que o jogo foi realizado entre Grão-Mestre e Metron, e não por En Dwi e Krona. Foi Metron quem levou Krona ao Universo Marvel prometendo um grande jogo ao Grão-Mestre, que jamais em sua existência, disputou um jogo que todos os lados ganharam. Por fim, Metron e Grão-Mestre planejam jogar novamente, enquanto tanto o Universo Marvel, quanto o Universo DC, estão bem novamente.

Caso queira conferir todos os personagens e referencias que apareceram no crossover, clique AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

Curiosidade

O crossover vale na cronologia da DC, como mostrado em aventuras posteriores da Liga. Na trama, também escrita por Kurt Busiek, é mostrado que o Universo de Antimatéria, assim como todos os outros universos destruídos por Krona em sua busca, foi reconstruído, com algumas alterações, como visto na formação do Sindicato do Crime. Além disso, é mostrado que o Ovo Cósmico (homenagem ao Ovo Cronal do cancelado crossover original), esta sob custódia da LJA na Torre de Vigilância. Em Trindade, escrita por Busiek também, o ovo chocou, provocando o retorno de Krona.

4 comentários:

  1. Lembro quando, benevolentemente, tu me emprestaste a edição encadernada dessa grandiosa aventura, nobre Gus... abração do seu antigo professor!

    ResponderExcluir
  2. Sim. Pra mim, o crossover definitivo DC/Marvel. George Pérez,Busiek e Tom melhores do que nunca. Todos os viloes e os membros que passaram pelas diversas formações da LJA e dos Vingadores pelos anos aparecem no cross. Pérez desenhando muito. Lutas dos sonhos. Este crossover é incrivel.

    ResponderExcluir
  3. com certeza o MELHOR Crossover entre as duas melhores editoras de Super-Heróis, com enredo divertido e inteligente de Busiek, mostrando as diferenças entre os dois universos e com desenhos magistrais de Perez.

    ResponderExcluir
  4. A VITORIA DO SUPER SOBRE THOR FOI MUITO FORÇADA, POIS A FRAQUEZA DELE PERANTE A MAGIA FOI IGNORADA, E QUE O THOR DIFERENTE DO SUPERMAN É UM GUERREIRO DE MILÊNIOS. OUVE UMA SEVERA BALANCEADA PRÓ DC NA SAGA.

    ResponderExcluir