sábado, 21 de janeiro de 2012

Planeta Diário – Plantão de Notícias: O novo logo da DC

Após alguns boatos, notícias e comentários de fãs e especialistas em design de logomarcas, a DC Entertainment, uma empresa do grupo Warner Bros. Entertainment e casa da DC Comics, Vertigo e MAD, oficializou sua nova identidade em seu blog. O novo logotipo figurará em suas revistas e produtos licenciados, como filmes, objetos colecionáveis e outros itens. Além disso, foi alinhando com a nova marca DC Entertainment.

Mais que mostrar as variações da nova marca, a DC também aproveitou para aplicá-la em alguns produtos e artes conhecidas, para que os fãs tenham noção de como ela será usada na prática. Com letras vazadas, a ideia da empresa é incluir qualquer uma de suas franquias no interior da letra C, de forma a personalizar a marca para cada publicação. Para mostrar ao mundo como a nova identidade vai funcionar, a companhia exibiu diversos exemplos:


O logotipo não tem cor nem textura fixa, podendo adaptar-se de acordo com o conteúdo. Na imagem que mostra essas variações, uma possível piscadela da DC para os fãs: a mancha de sangue icônica de Watchmen, o símbolo que pode ser utilizado na até agora não confirmada continuação do clássico de Alan Moore.

O novo logotipo foi criado pela Landor Associates. Curiosamente, a fonte utilizada chama-se Gotham Black.

Vale destacar que a Vertigo permanece com sua marca original.

Após esta confirmação, pode-se esperar uma nova chuva de pedras de muitos fãs e profissionais devido à “corporatização de uma marca do entretenimento”.

2 comentários:

  1. Como eu disse em outros sites:

    Bem, não achei o novo logo tão ruim. Claro, é meio chato ver o antigo ir embora, ainda mais com pouco tempo de vida, mas o importante para mim é que a editora continue a publicar histórias que me agradem.

    Sinceridade, para mim existem coisas mais importantes na editora do que a estética da marca que ela usa. E a meu ver, o novo logo não incomoda nem um pouco. O importante é ver os personagens dos quais gosto.

    Em tempo: reparou que a revista do Batman está com o número 708? Estão especulando que pode ser um sinal da volta da numeração antiga...

    PS: Gustavo, com o fórum Panini fora do ar, eu e alguns amigos de lá fomos para o Miolos enquanto outros estão no Facebook. Só uma dica caso tenha interesse em participar de algum desses ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Spider, não gostei do novo logo, deve ser porque eu estava muito acostumado com o de 2005 e o de 1976 (adora ambos). Mas assim como você, também penso que existem coisas mais importantes na editora do que a estética da marca que ela usa. E a meu ver, o novo logo não incomoda nem um pouco. O importante é ver os personagens dos quais gosto.

    Segundo nosso amigo Brunão, do Multiverso DC, foi apenas a montagem. Até se especulou a possível volta da antiga numeração, mas...

    PS.: Spider, já estou no grupo do Facebook (Gustavo Sleman) e no Miolos (Gustavo West Lor-Van). Mas estou mais no Facebook mesmo, no grupo do forúm. Vai pra lá cara, estamos querendo reunir o máximo de pessoal!

    Abraços!

    ResponderExcluir