quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Especial: A Morte e o Retorno do Superman - Funeral e além da morte

Bom pessoal, hoje continuamos nosso especial sobre A Morte e Retorno do Superman. Superman está morto! O herói morreu em combante, impedindo o monstro conhecido apenas como Apocalypse de matar milhares inocentes. Era a hora do funeral e do retorno:

Funeral para um amigo
Continuação direta da Morte de Superman, Funeral para um Amigo (publicada aqui no Brasil como uma minissérie em 4 edições pela Editora Abril) começa de onde Superman #75, edição que marcou a morte de Superman, parou: O Homem de Aço, morto, nos braços de sua amada Lois Lane. Enquanto o corpo do também falecido Apocalypse era levado para o Cadmus e Lex Luthor II encontrava a Supermoça em seu estado original, o Guardião, Paramédicos, Bibbowski e o Professor Emil Hamilton tentavam sem sucesso reanimar Superman. Porém, infelizmente, às 18h23min, o herói acaba sendo declardo oficialmente morto no Hospital Geral de Metrópolis pelo Dr Jorge Sanchez.
Imediatamente, temos o mundo recebendo a notícia da morte de seu maior herói. Neste momento são mostradas as consequências da morte dele na vida de pessoas cujas vidas estavam extramamente ligadas a dele, como Lois, Lana Lang, seus pais Jonathan e Martha, seus companheiros heróis e outros como Lobo, que exclamava que o herói não estava morto, pois ele não foi o assassino. Entretanto, também havia alguns vigaristas tentando lucrar com a morte do herói, inventando falsas e sencacionalistas histórias como a de sua "esposa secreta".
O mundo estava de luto, tanto cidadãos comuns quanto super-heróis usavam faixas de luto ( Batman e Robin apareceram usando esta faixa durante o início da Queda do Morcego). Como forma de homenagem, uma placa em memória a Superman foi colocada em frente ao Planeta Diário, local onde ele morreu. Em seguida, ocorre o funeral do maior super-herói de todos os tempos. Milhares de civis e mascarados reunem-se numa marcha. Todos seguem o cortejo até o Parque Centenário de Metrópolis, onde o herói falecido seria enterrado debaixo de sua gigantesca estátua erguida em sua homenagem. Infelizmente, ocorrem alguns incidentes isolados no parque envolvendo criminosos, que rapidamente foramderrotados pelos heróis ali presentes.

Com a situação resolvida, após o discurso do então presidente americano Bill Clinton, Superman é enterrado. Enquanto isso, em Smallville, Martha e Jonathan, sem terem como participar do funeral sem comprometer a identidade secreta de seu filho, enterram no lugar onde encontrar ele memórias de sua infância.

Mais tarde, Lois vai ao encontro de Lana Lang e ao casal Kent para discurem o que fazer neste momento tão díficil. Na véspera de Natal, Capitão Marvel, Flash, Máxima, Asa Noturna, Robin (Tim Drake), Mulher-Maravilha, Homem-Elástico, Doutora Luz, Guy Gardner, Hal Jordan, Poderosa e Aquaman reunem-se para o que Guy chama da última chance de honrar um grande homem: realizarem os desejos das cartas que são enviadas ao Homem de Aço durante o Natal.

Mais tarde, é revelado que o corpo do herói foi raptado pelo Cadmus, que tem planos bizarros para ele. Supermoça, Lex Luthor II e uma equipe investigação procuram pela identidade dos raptores através do Mundo Subterrâneo, uma comunidade fundada por clones do Projeto. Nesse interim, ainda surge o Culto ao Superman, que acredita que o herói ira ressuscitar.

Metrópolis acaba enfrentando uma onda de caos e violência na qual heróis uniformizados e policiais tentam ajudar e põem à prova sua coragem. Para piorar a situação, uma seita de fanáticos começa a constituir um culto em adoração ao finado herói e o plano do Cadmus é revelado, clonar o herói. Enquanto uma inundação ameaça os moradores do Mundo Subterrâneo e a própria estrutura dos prédios da cidade, Lois Lane faz a terrível descoberta sobre o roubo do corpo de seu noivo.

Desesperada, a repórter tenta reaver o cadáver de várias formas: primeiro com a ajuda dos habitantes do próprio Mundo Subterrâneo e, por fim, planejando uma segunda invasão ao Projeto Cadmus, com ajuda da Supermoça e dos Párias. Jonathan Kent, vendo toda essa situação, começa a ter visões de seu filho e acaba tendo um enfarte.

Supermoça e Lois têm sucesso em sua missão e recuperam o corpo do Homem de Aço, o colocando no túmulo novamente. Durante este novo sepultamento, acompanhado por Luthor II, Lois imagina como seria seu casamento com Clark.

Temos pela primeira vez a premissa de que Clark Kent foi dado como desaparecido pelas pessoas em Metrópolis após a batalha entre Superman e Apocalypse. Ganha destaque também Lex Luthor II, que na verdade é Lex Luthor num novo corpo e se passando por seu "filho". O personagem dá um show de vilania e ódio ao Superman socando o túmulo de seu inimigo e mostra que sem o defensor da cidade na ativa, ele está livre para ser novamente o dono de Metrópolis e fazer o que bem entender. Outra cena de Luthor que vale destacar foi quando num acesso de fúria ele espanca o corpo de Apocalypse, indignado por ele não ter matado o herói.

Por fim temos Jonathan Kent tendo morte clínica enquanto enxerga seu filho vindo ao seu encontro, daí, a história continua em Superman: Além da Morte.

Superman Além da Morte
Em Adventures of Superman # 500 (no Brasil o especial Super-Homem: Além da Morte) Jonathan Kent, após enxergar e ir junto ao seu filho, acaba tendo uma experiência extracorpórea no limbo, que divide o mundo dos vivos e dos mortos, onde precisa lutar para salvar não apenas sua alma, mas também a de seu amado filho, vítima do engodo de demônios.

Os dois acabam encontrando Jor-el, pai biologico de Kal-El, que na verdade aqui não passava de uma ilusão criada pelos demônios para ficarem com Superman. Jonathan acaba conseguindo fazer seu filho descobrir que tudo aquilo é uma farsa e em um dos momentos mais engraçados desta história, materializa uma pá e bate no falso Jor-el. Por fim, Jonathan convence seu filho a voltar com ele a Terra e dois rumam de volta, porém, infelizmente, apenas Jonathan volta ao mundo dos vivos.
Enquanto isso, Metrópolis e a Terra presenciam estarrecidos enquanto não um, mas quatro indivíduos clamando ser o Superman entram na ativa: um ciborgue, um clone mais jovem, um trabalhador e um anti-herói.Paralelamente, ainda é mostrado que Lois mais uma vez descobre que o corpo de Superman foi retirado de seu túmulo. Agora Lois desconfia que ele voltou. Com tudo isto, começa a trama do Retorno do Superman...

Nenhum comentário:

Postar um comentário