sábado, 5 de março de 2011

Grandes Sagas DC: Zero Hora - Parte I

Publicada em 1994 como uma mini-série semanal e retroativa (começando no número 4 e terminando no nº 0 ), Zero Hora: Crise no Tempo (Zero Hour: Crisis in Time) foi escrita e desenhada por Dan Jurgens e teve arte-final do veterano Jerry Ordway. No Brasil, a saga foi publicada pela Editora Abril em 1996 também como uma mini-série retroativa.

Zero Hora: Crise no Tempo foi concebida como uma oportunidade de consertar algumas inconsistências na cronologia do Universo DC que surgiram com a unificação dos diversos mundos do Multiverso em um único Universo durante a Crise nas Infinitas Terras. Um dos problemas subseqüentes à Crise nas Infinitas Terras foi a DC ter continuado com as versões Pré-Crise de alguns personagens, até que eles fossem reformulados em lançamentos posteriores. Alguns desses demoraram anos para serem reformulados, o que acentuou as inconsistências. Alguns dos personagens mais problemáticos foram: Gavião Negro, cuja cronologia se tornou uma bagunça com diversas origens e personagens diferentes; e a Legião dos Super-Heróis, cuja origem se tornou um problema com a eliminação do Superboy da cronologia.

Ao fim da saga, o Universo DC foi reformulado uma vez mais. Algumas alterações deram certo, como a Família Marvel, mas outras como o Gavião Negro não caíram na graça dos fãs e foram abandonadas. Um dos pontos altos da saga foi trazer junto a última edição a Linha do Tempo do Universo DC.

O caminho para Zero Hora -->

Armageddon 2001: No futuro do ano de 2030, o vilão conhecido como Monarca reinava o mundo com mão de ferro. Numa tentativa de impedir o surgimento do vilão, Matthew Ryder, um cientista, viaja no tempo para poder descobrir e acabar com o herói que viria a se tornar o Monarca em 2001. Ao viajar pelo tempo, Ryder foi fundido com o fluxo do tempo e recebeu numerosos poderes, sendo dois deles o de viajar através do tempo a sua vontade e de prever o futuro de uma pessoa. Com seus novos poderes e aparência, Mattew tornou-se o super-herói, Tempus. Após Monarca chegar no passado, foi descoberto que ele era uma versão futuristica de Rapina. Este matou sua versão do futuro, mas foi enviado ao passado junto ao Capitão Átomo. Mais tarde, os dois acabarão retornando. Detalhe: Enquanto estava no passado, Tempus salvou a si mesmo (quando ainda era uma criança), o que criou uma outra linha do tempo, onde ele, sem poderes, passou a integrar os Homens Lineares. Porém, Tempus continuou existindo.

Armageddon Inferno: Para derrotar o maligno ser conhecido como Abraxis, Tempus retira a SJA do Limbo. Mesmo tendo passado anos no Limbo, os membros da SJA ainda têm aparência jovem devido à radiação que absorveram de Ian Karkull anos atrás e por estarem no Limbo, onde a passagem de tempo é diferente e onde também absorveram energia dos Deuses Nórdicos. De volta à Terra, a SJA volta à ativa.

Tragédias: Batman havia quebrado sua espinha e Superman morrido. Os dois voltaram a ação após alguns meses. Porém, outra tragédia abalou o Homem de Aço: Metrópolis havia sido destruído. Durante Zero Hora, Metrópolis ainda estava destruída e Batman estava voltando a ação após ter se recuperado de suas lesões.

Crepúsculo Esmeralda: Parallax, a entidade amarela que representa o medo vivo estava aprisionada na Bateria Central de Oa há milênios e despertou graças a Sinestro, que também estava dentro da Bateria, que usou seu anel energético amarelo para tal. Parallax passou a tentar dominar a mente de Jordan pelo seu anel, tentando fazer Hal sentir medo e perder sua força de vontade. Logo depois, durante o período em que Superman esteve morto, o Superciborgue, um dos substitutos do Homem de Aço, aliado a Mongul, destruiu Coast City, cidade natal de Hal, o que chocou Jordan, possibilitando Parallax fincar suas garras na psique de Jordan, influenciando-o, fazendo com que ele matasse vários membros da Tropa e destruísse a Bateria Central, absorvendo todo o poder para si e se tornando Parallax. Por fim, o artista Kyle Rayner se tornou o último Lanterna Verde do Universo.

Prelúdio para a Zero Hora: Monarca retorna e é confrontado por Tempus. Atacando Monarca, a energia de Tempus deliberadamente sobrecarrega a armadura do vilão. Isso, no entanto, lhe dá a habilidade de ver seu próprio passado, o possibilitando perceber que, depois de ter matado sua versão futura em Armageddon 2001, os poderes de Columba fundiu-se com os seus próprios poderes. Isto lhe permitiu mudar, se tornando o Extemporâneo. Precisando apenas da capacidade de viajar no tempo, Extemporâneo rouba tecnologia de Tempus e desaparece no Fluxo do Tempo.

Zero Hora: Crise no Tempo
A Trama

Na Terra de um futuro distante conhecido como Fim do Tempo, o Senhor do Tempo, inimigo da Legião dos Super-Heróis, é atacado em seu domínio por uma criatura misteriosa, que almeja a Entropia. Inicia-se assim a contagem regressiva para Zero Hora.

No passado, 2 horas depois deste ataque, Metron visita Darkseid em Apokolips pedindo sua ajuda, pois descobriu que o Universo, de alguma maneira, parece estar se desfazendo. Ignorado por Darkseid, que diz que deveria estar ciente de tal ocorrência, Metron decide não discutir e passa a recrutar aliados.


Mais tarde, em Gotham City, Coringa é surpreendido por uma aparente curada Batmoça. Em seguida, Batman e Robin se chocam ao ver Batmoça andando. Sem entender nada, a heroína pergunta se há algum problema com ela e o Cavaleiro das Trevas explica que ela foi baleada pelo Coringa e ficou paralítica anos atrás. Chocada, Batmoça diz que nunca foi baleada e pergunta quem é o novo Robin (Tim Drake na época), enquanto o Coringa fugia. Enquanto Batman se indagava por Batmoça estar mais jovem e se encontar naquele local, um Robin, aparentando ser Dick Grayson no início de sua carreira, observa o trio sorrateiramente.

No Ponto de Fuga, lar dos Homens Lineares, fora do Fluxo do Tempo, Matthew Rayder descobre que segmentos inteiros do tempo e do Universo estão sendo destruídos e explica que o fenômeno começou no fim do Fluxo Temporal e está se dirigindo ao início dos tempos. Após ser questionado por Rip Hunter, que diz que o equipamento deles deve estar como defeito, Matthew diz que só há um jeito de se saber: Rip e Tempus devem chegar isso pessoalmente.

Com isso, Tempus e Rip rumam a Terra do Século 64, onde encontram Flash lutando com seu inimigo Abra Kababra (Os dois foram parar no futuro durante um conflito mostrado em Novos Titãs #125 - Editora Abril). Achando que a brecha de Entropia no céu é um truque de Kadabra, Wally descobre por Tempus que aquilo não era um show de luzes e sim uma brecha de Entropia que está destruindo a realidade que conhecemos. Assistindo Tempus ser inútil contra a Entropia, Kababra diz que Flash pode ser a solução, pois ele pode correr pra longe da brecha rápido o bastante para criar seu próprio vértice e em seguida, deve voltar através dele em velocidade máxima, o que pode causa uma onda de choque capaz de neutralizar o fenômeno.Porém, o esforço é em vão e Flash aparentemente morre ao ser consumido pela Entropia. Com isso, daqui a 4300 anos, a Terra e o Universo inteiro deixa de existir. Tempus e Rip, que sobreviveram viajando ao passado, choram a morte do Flash segurando o único vestígio que sobrou dele: o uniforme. Logo depois, decidem tentar deter a brecha novamente.

Em 1994, Batman vai ao encontro de Superman numa devastada Metrópolis. Batman diz que há algo estranho acontecendo devido a uma anomalia temporal, quando é interrompido por Metron, que diz que o que está ocorrendo é uma crise cósmica que caso não ajam rapidamente, todo o Universo sumirá.

Continuando suas tentativas de deter a brecha, Tempus e Rip chegam a Star City do ano 5700 D.C onde uma versão jovem do passado de Hal Jordan foi recrutado por Pol Manning para deter Entropia. Nisso, Rip relaciona a atual crise à Crise nas Infinitas Terras, sem saber o que Hunter dizia, Tempus presencia seu parceiro e Hal serem tragados pela Entropia. Pouco antes de morrer, Hunter aconselha Tempus a checar o cronoscópio para saber mais sobre a Crise. Com isso, Tempus, retrocedendo no tempo para não ser uma vitima da brecha, presencia a existência universal morrer mais uma vez.

Enquanto isso, em 1994, outras anomalias temporais acontecem como várias versões do Gavião Negro da Era de Ouro e do Dr Mist aparecendo. Em outro lugar, Superman e Metron recrutam Kyle Rayner, que havia se tornado o Lanterna Verde recentemente. Usando o anel dele, combinado aos poderes da poltrona Mobius de Metron, Superman, por meio de uma projeção criada por Kyle, recruta diversos heróis o colocando a par sobre a crise temporal. Em seguida, Metron busca a ajuda de Espectro, que recusa dizendo que não pode promover um embate contra as leis da natureza.

No Ponto de Fuga, Tempus usa o cronoscópio para descobrir todos os segredos da Crise original, sabendo assim que um Multiverso de vidas e mundos morreu e que apenas os Homens Linearas sabiam do evento. De volta a Terra, a SJA vêem prender Vandal Savage, que foi capturado pelo Gavião. Porém, Savage some de repente enquanto Átomo percebe que Alan Scott ficou mais jovem. Nisso, Tempus aparece e usando seus poderes, mostra a saga soturna, revelando a Jay Garrick o destino de Wally West. Já no Ponto de Fuga, o misterioso Extemporâneo caminha sobre os outros Homens Lineares derrotados.

Recrutados por Tempus, os membros da SJA se reúnem e decidem combater as brechas e são levados ao Ponto de Fuga pelo Sr Destino. Porém, Gavião Negro, Mulher-Gavião e Tempus não vão ao mesmo lugar. Enquanto isso, Superman, que rumava Nova York, local da reunião dos heróis recrutados, junto a Metron, recruta Impulso, que enquanto procurava seu primo Wally, enfrentava dinossauros resultantes das anomalias temporais.
Fora do Fluxo do Tempo, um ferido Senhor do Tempo revela a Cósmico, da Legião dos Super-Heróis, ser uma versão mais velha dele. Apesar de no início não acreditar, Cósmico acaba se aliando a sua versão mais velha.

Em Nova York, a magicamente grávida Poderosa e muitos outros heróis, incluindo a Legião (versões mais jovens dos membros originais) se reúnem.Confiram os heróis que se reuniram em Nova York:

(Clique para ampliar)

1) Sr. Milagre 2) Caçador de Marte 3) Ray 4) Jade 5) Bóreas 6) Darkstar Donna Troy 7) Superboy 8) Supergirl 9) Aço 10) Pantha 11) Triunfo (vindo de uma linha do tempo alternativa) 12) Estelar 13) Capitão Marvel 14) Geoforça 15) Admirável 16) Superman 17) Agente Liberda 18) Cósmico (versão jovem do membro fundador da Legião) 19) Homem-Elástico 20) Capitão Átomo 21) Killowat (Tropa Titã) 22) Manto Negro 23) Fantasma 24) Dragão Esmeralda (Ultra-Boy) 25) Lanterna Verde Kyle Rayner 26) Centurião Alfa (vindo de outra linha do tempo alternativa) 27) Asa Vermelha (Tropa Titã) 28) Impulso 29) Guy Gardner, o Warrior 30) Máxima 31) Gladiador Dourado 32) Metamorfo 33) Mulher-Maravilha 34) Saturnia (versão jovem da mesma) 35) Relâmpago (versão jovem do membro fundador da Legião) 36) Estrela Vermelha 37) Doutora Luz 38) Aquaman (havia acabado de perder sua mão e estava bem arrogante) 39) Arqueiro Verde 40) Besouro Azul 41) Asa Noturna 42) Batman 43) Robin 44) Gunfire 45) Poderosa 46) Katana 47) L-Ron (no corpo de Despero) 48) Batmoça ( de uma linha do tempo alternativa) 49) Eléktron

Nisso, Guy Garder propõe a todos que escolham um líder e se elege ao cargo. Porém, Superman é escolhido como líder dos heróis.
No Ponto de Fuga, os membros da SJA se perguntam pelo desaparecimento dos Gaviões e de Tempus. Nisso, eles são surpreendidos por uma rajada cronal de Extemporâneo. Já Tempus e os Gaviões, se deparam várias versões do Gavião Negro sendo atraídas para que convergissem para a entidade que deu vida a elas, o Deus Gavião, que estava sendo combatido por Katar Hol. Nisso, Carter Hall, Katar e outras versões dos Gaviões são fundidas num único ser: o novo Gavião Negro. No QG da L.E.G.I.Ã.O no Planeta Cairn, Vril Dox envia uma sonda no olho da tempestade, o próprio Fluxo do Tempo.

CONTINUA!

Um comentário:

  1. ola Gustavo, tudo bem?

    sou mauricio, o Adm no Actions e Comics.

    Inicialmente parabéns pelo seu trabalho no Blog Antimunitor HQ, realmente o seu trabalho é fantastico.
    ficariamos muito orgulhosos se podessemos contar com a sua participação tb em nossa equipe do AeC postando lá

    se for possivel, retorne-nos pelo email:

    ultimatepowerbr@gmail.com

    ResponderExcluir