terça-feira, 12 de julho de 2011

Os Macacos e a DC Comics - Parte II

Como visto na primeira parte, o uso de macacos em gibis é algo lucrativo e muito usado pela DC Comics, tanto que existem diversos personagens símios em seus gibis. Confira agoras os vilões:

Ultra-Humanóide

Primeira Aparição: Action Comics #13 (1940)

Poderes e Habilidades: Super-inteligência, sendo capaz de transferir seu cérebro pra outros corpos. No corpo de um gorila albino tem super-força.

História: Um dos primeiros vilões do Superman na Era de Ouro, Gerard Shugel tanto em sua versão Pré-Crise quando na Pós-Crise, é mostrado como um cientista malicioso que transplantou seu cérebro para outros corpos.

Gerard já usou os corpos de um dinossauro, da atriz Dolores Winters e do herói Johnny Trovoada, mas sua versão mais famosa é no corpo de um gorila albino. No corpo do gorila enfrentou a Liga da Justiça, Sociedade da Justiça e outros heróis. Mais recentemente, se aliou aos Ladrões do Tempo e enfrentou Gladiador Dourado e Poderosa.

Chefe Gorila

Primeira Aparição: Batman #75 (1953)

Poderes e Habilidades: Além de seu cérebro mafioso malandro, George Dyke, na forma de gorila, possuía uma força incrível, destreza, e inteligência, sendo capaz de falar.

História:Após sua execução na câmara de gás, o cérebro do mafioso George Dyke foi transplantado pelo renegado cientista Doc Willard no corpo do "maior gorila do mundo". Sem perder tempo, Chefe Gorila e seus capangas embarcaram em uma onda de crimes, culminando com a derrota e captura de Batman. O vilão, então, ordenou Doc Willard a transplantar seu cérebro para o corpo de Batman, um plano que foi frustado quando Batman recuperou sua consciência. Um Chefe Gorila enfurecido, em seguida, fugiu com Doc Willard no reboque, mas logo morreu em uma queda.


Alguns anos mais tarde, o cérebro de Chefe Gorila foi “ampliado” para o tamanho de um planeta e utilizado como uma fonte de energia por Sinestro, apenas para ser destruído pelo Superman.

Titano

Primeira Aparição: Superman #127 (1959)

Poderes e Habilidades: Super-força, grande altura e capaz de disparar raios de Kryptonita dos olhos.

Pré-Crise: Quando um chimpanzé chamado Toto foi lançado ao espaço a bordo de um satélite experimental, dois meteoros colidiram perto da pequena cápsula. Um de urânio, e outro de pura Kryptonita, a radiação dos meteoros fez Toto a crescer a um ritmo alarmante. Quando ele retornou à Terra, ele esta atingindo uma altura de 40 pés e ganhou o novo nome da Titano, o macaco gigante ficou furioso, trazendo Superman a cena. Ao tentar dominá-lo, Superman foi atingido pelo novo poder de Titano, a visão de Kryptonina. Auxiliado por Lois Lane (que tinha uma amizade com Titano, quando ele era Toto), Superman enganou Titano cobrindo os seus olhos com óculos de chumbo gigantes e, uma vez protegido, atirou Titano de volta no tempo a Era Mesozóica da Terra onde ele poderia batalhar contra feras de seu próprio tamanho.

Pós-Crise: A primeira versão Pós-Crise de Titano apareceu pela primeira vez em "Lágrimas por Titano" publicada em Superman Annual # 1. Titano era originalmente um bebê chimpanzé normal usado em experimentos científicos cruéis pelo governo dos EUA. Este laboratório era chefiado pelo Dr. Thomas Moyers, um homem irresponsável que causou a criação de Fúria, a alter-ego super-forte da doutora Kitty Faulkner. O chimpanzé ganhou seu nome de uma piada maldosa de outros funcionários.

Uma breve visita de Lois Lane aos laboratórios do governo terminou logo após Titano tentar escapar de seus algozes pulando nos braços de Lane. Um acidente fez o macaco ganhar super-força e crescer em proporções enormes. Tentando matar o Dr. Thomas Moyers, a quem ele via como seu algoz, Titano foi impedido por Superman, com quem se envolveu numa batalha. A presença de Lane fez Titano se acalmar, já que ele a considerava uma amiga. Moyers usou seus equipamentos para reverter a transformação, o que infelizmente fez o chimpanzé morrer nos braços de Lois, que mais tarde escreveu o para o Planeta Diário o artigo “Lagrimas por Titano” em homenagem ao animal.

Em Action Comics # 854, um macaco experimentado pelo Homem-Kryptonita foi imbuído de radiação de Kryptonita, adquirindo a capacidade de crescer e disparar rajas de fogo-Kryptonita de seus olhos, como o Titano Pré-Crise. Ele acabou sendo acalmado por 'Mr. Ação "(Jimmy Olsen) e ficou sob os cuidados dos Laboratórios STAR.

A versão Pré-Crise de Titano fez uma espécie de reaparecimento em Superman / Batman #28, como um disfarce para uma entidade alienígena transmorfa telepática.

Gorila Grodd

Primeira Aparição: Flash #106 (1959)

Poderes e Habilidades: Grodd é um gorila hiper-inteligente telepático com o poder de controlar as mentes dos outros

História: Grodd não era nada mais que um gorila normal, até que uma espaçonave alienígena caiu em seu lar na África. Grodd e sua trupe foram imbuídos com super-inteligência. Grodd e Solovar, outro gorila, também desenvolveram poderes telepáticos e telecinéticos. Tomando o alienígena como o seu líder, os gorilas construíram uma cidade super-avançada na África, a Cidade Gorila, que permaneceu escondida dos humanos por anos graças a sua tecnologia.

Os gorilas viviam em paz até que a cidade foi descoberta por exploradores curiosos. Grodd forçou um dos exploradores a matar o alienígena, assumindo Gorila City e planejando conquistar o mundo em seguida. Solovar, telepaticamente, contatou Barry Allen, que derrotou Grodd. A partir daí, Solovar tornou-se aliado de Flash, enquanto Grodd tornou-se inimigo constante do velocista escarlate, enfrentando-o diversas vezes, chegando a sair de seu lar para se aliar a outros vilões.

Com a morte de Barry e com a substituição deste por seu sobrinho Wally West, Grodd passou a enfrentar o novo Flash. Por fim, Grodd é visto constantemente tentando dominar a Cidade Gorila e o mundo.

Karmak (Wally Hewitt)

Primeira Aparição: Detective Comics #339 (1959)

Poderes e Habilidades: Super força, inteligência, um dispositivo capaz transferir as habilidades de um animal e dá-las para outro e uma bomba em seu corpo.

História: Uma série de roubos estranhos são cometidos por um homem que aparentemente pode rasgar um cofre de banco com as mãos e saltar 60 pés. Essa pessoa acaba por ser Wally Hewitt, que se rendeu a polícia pedindo para ser preso. Quando em uma cela de prisão, ele explica-lhes que ele era considerado inútil por seus colegas devido à sua falta de capacidade atlética. Ele então começou a estudar e acabou por construiu um dispositivo que poderia capaz transferir as habilidades de um animal e dá-las para outro e uma bomba em seu corpo.Quando tentou usá-lo em um gorila, a besta ficou super inteligente e maliciosa, forçando Wally a cometer os crimes.

Ao terminar a sua história, ele é repentinamente obrigado a sair, e logo se vê em uma batalha contra Batman e Robin, forçado a brigar por ordem de Karmak, o gorila. No entanto, em seguida, Karmak passar a lutar contra Batman diretamente, e utiliza o dispositivo de Wally para ganhar todas as habilidades de Batman. Algum tempo depois, Karmak ressurge com uma bomba amarrada ao seu peito ameaçando explodir tudo de Gotham City.

Batman deduz que, se ele mantém o gorila do chão, a bomba vai explodir não quando o tempo chegar a zero, e assim, Batman, usando os poderes da fersa consegue prendê-lo sobre a sua cabeça até que a bomba se desativasse. Em seguida, Batman diz para Wally, se ele estiver interessado, que ele pode falar com seu amigo Bruce Wayne para obter um emprego para ele na Fundação Alfred.

Monsieur Mallah

Primeira Aparição: Doom Patrol #86 (1964)

Poderes e Habilidades: Inteligente e capaz de falar, controla diversas armas de fogo e tecnologia.

História: Pouco foi revelado sobre a história do gênio cientista e criminoso francês conhecido como Cérebro e seu braço direito, o símio Monsieur Mallah. De acordo com o cientista, o Dr. Niles Caulder, o Chefe da Patrulha do Destino, o invejava pelos prêmios e menções ganhas durante sua vida. Isto levou Caulder a causar uma explosão em seu laboratório. Esta explosão ocasionou na destruição do corpo do cientista francês, porém o cérebro dele manteve-se a salvo. Niles pretendia utilizar o cérebro em outro corpo, criando seu primeiro Homem-Robô, entretanto, um misterioso gorila salvou-lhe desse terrível destino. O Cérebro supervisionou uma delicada operação no gorila, ampliando seu intelecto, que foi elevado a 178 – um nível de gênio – proporcionando-lhe a capacidade de ler, falar e a se comportar como um ser humano. A verdadeira intenção do cientista era implantar seu próprio cérebro no símio Entretanto este plano não foi avante e juntos formaram o sindicato do crime conhecido como a Irmandade Negra.

Mallah e o Cérebro desapareceram até que a Patrulha do Destino ressurgiu. Os dois infiltraram-se no quartel-general da equipe arqui-rival, em Happy Harbor, Rhode Island, com a intenção de transferir o Cérebro para o velho corpo do Homem-Robô. Eles não sabiam que o corpo robótico estava programado para não aceitar cérebro humano. Quando a transferência se completou, uma explosão ocorreu, causando a aparente destruição de Cérebro e Mallah. Durante a explosão, ambos confessaram amor eterno um ao outro.

Tempos depois, sobrevivendo à explosão, a dupla reapareceu, restringindo suas atividades criminosas em Zândia. Entre várias situações, Mallah conseguiu clonar um corpo para Cérebro, para que pudessem ficar juntos, finalmente. Entretanto, a estrutura molecular do corpo clonado demonstrou-se instável, favorecendo a derrota dos dois pelos Titãs e pela Patrulha do Destino.Tempos depois, os vilões foram levados a um Planeta-Prisão pelo Esquadrão Suicida. Lá, vários vilões se dividiram em grupos adversários. Cérebro e Mallah foram mortos pelo Gorila Grodd, uma vez que estavam em grupos opostos.


Mod Gorilla Boss

Primeira Aparição: Strange Adventures #201 (1967)

Poderes e Habilidades: Super-força e um senso de estilo tosco.

História: Enquanto frustrava um assalto a uma joalheria, o Homem-Animal, foi agarrado por trás por um gorila falante trajando um terno exótico. Misteriosamente incapaz de absorver o poder da besta, Homem-Animal acabou sendo capturado pelo gorila e sua gangue. Enquanto que em cativeiro, Homem-Animal observou os arredores dos laboratório e deduziu que o Mod Gorila Boss não era realmente um gorila realmente e sim um ser humano transformado por injeções regulares de um soro especial. Com isto em mente, Homem-Animal escapou e começou uma batalha de maratona com o vilão, fazendo com que o soro se desgastasse o fazendo voltar à forma humana.

Xavier Simon

Primeira Aparição: Detective Comics #842 (1979)

Poderes e Habilidades: Super inteligência e é capaz de transferir sua mente para outros corpos

História: Xavier era um homem que foi confrontado por Batman. Por estar confinado a uma cadeira de rodas, ele, aparentemente, não representava nenhuma ameaça, até que ele revelou sua bizarra verdade ao transferir sua consciência para um gorila branco. Aprisionando Batman, ele revela que ele irá transferir sua mente para o corpo de Batman (que ele sabe que é secretamente Bruce Wayne). Porém, Simon acabou sendo derrotado.

Jimmy Olsen e os Gorilas

O jovem repórter Jimmy Olsen já passou situações humilhantes com gorilas. Confira:

Jimmy Olsen, o Repórter Gorila

Primeira Aparição: Superman’s Pal Jimmy Olsen #24 (1957)

Poderes e Habilidades: Possui a inteligência de Jimmy Olsen

História: Ajudando o Professor Thorn com um dispositivo que pudesse ler os pensamentos dos animais, uma avaria causad fez com que a mente Jimmy Olsen fosse trocado com a de um gorila. Incapaz de curar seu amigo, Superman construiu uma caneta para manter seu corpo de gorila-humano controlado, enquanto Jimmy Gorila voltava a trabalhar no Planeta Diário. Depois de algumas atribuições estranhas no jornal, Superman inverteu na troca de mentes quando ele percebeu que o relógio-sinal que ele tinha dado a Jimmy foi o responsável pelo mau funcionamento do dispositivo de Thorne.

Bruna

Primeira Aparição: Superman’s Pal Jimmy Olsen #98 (1966)

Poderes e Habilidades: Um amor extremamente grandioso por Jimmy Olsen

História: Quando Clark Kent e Jimmy Olsen visitaram um local de gravações de um filme da selva, um gorila chamado Bruna se apaixonou por Jimmy e queria fazer dele seu companheiro. Tentando não ofender os nativos locais, Superman sugeriu que Jimmy atuasse até que uma solução pudesse ser encontrada. Ao tentar resolver tudo com suas próprias mãos, Jimmy enganou Bruna fazendo ser jogado num penhasco, permitindo-lhe escapar de seu casamento inter-espécies involuntário.

Continua na terceira parte com alguns super-heróis....

5 comentários:

  1. Bom, sou TOTALMENTE suspeito em escrever o que vou escrever...afinal sou um tratador de macaco, colecionador de símios e louco pela DC comics que pra mim sempre significou (Dos Chimpanzés) comics. Ótima matéria Sleman. O planeta É dos macacos!!!

    ResponderExcluir
  2. E como se chama aquele gorila branco que aparece nos episódios(da cidade do gorilas)de Liga da justiça???

    ResponderExcluir
  3. se eu não me engano, ele paricipou de um episódio do arqueológico desenho Shazam.

    ResponderExcluir