sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os Macacos e a DC Comics - Parte III

Concluindo o artigo sobre os macacos do Universo DC, aqui estão os heróis, parceiros e outros tipos de símios que apareceram nas HQs da DC Comics no decorrer desses anos. Confira:

Heróis

Congorila

Primeira Aparição: More Fun Comics # 56 (1940)

Poderes e Habilidades: Como Congorila, tem super força, envelhecimento lento e inteligência humana.

História: O lendário explorador e aventureiro William "Congo Bill" Glenmorgan nasceu em 1898 e, desde o início do século 20, adotou a África como lar jurando fazer o que fosse preciso para protegê-la. Quando Bill foi chamado ao leito de morte de seu amigo Chefe Kawolo, ele ganhou um anel mágico. Bill ouviu de seu velho amigo que aquele anel poderia transferir sua mente para o corpo do lendário Gorila Dourado das savanas. Mesmo sendo extremamente cético, para animar seu amigo moribundo, Bill aceitou o presente, e esse simples ato de generosidade, mais tarde, salvou a vida de Bill. Algumas semanas depois, um terremoto seguido por um deslizamento deixou Bill preso e sem esperanças em uma caverna isolada.


Depois de falhar em todas as outras tentativas de escapar, Bill lembrou do presente de Kawolo. Com nada mais a perder, Bill usou o anel. Instantaneamente, contrariando suas dúvidas, Bill se encontrou no corpo do Gorila Dourado. Agora, totalmente no controle de uma das maiores criaturas vivas, se salvou. Com a morte seu corpo humano, Congo passou a viver integralmente no corpo do Gorila Dourado imortal, como Congorila.

Tempos depois, após ter vários de seus camaradas, como seu melhor amigo Fera Bwana, assassinados por planos de Prometheus, Congorila jurou vingança, seguindo a pista dos criminosos ao lado da LJA de Hal Jordan. Recentemente, fez parte da Liga da Justiça da América e se tornou amigo de Mikaal Thomas, o Starman.

Detetive Chimp

Primeira Aparição: Adventures of Rex the Wonder Dog #4 (1952)

Poderes e Habilidades: Além das habilidades de um primata, Chimp é inteligente e tem grandes habilidades detetivescas. Além disso, é capaz de falar qualquer língua do reino animal, inclusive a humana.

História: Bobo era um chimpanzé que vivia na África Equatorial até que foi capturado no verão de 1953 por Fred Thorpe, um domador de animais que o levou para a América, onde ele foi passou a se apresentar num circo itinerante como “Bobo, o Incrível Chimpanzé Detetive”, que por meio de uma combinação de cores e respostas treinadas, aprendidas por meio de punições, respondia a perguntar feitas por seu dono e relacionadas ao público. Durante o circuito, houve um show na Flórida, onde Rex, o Cão Maravilha o levou à Fonte da Juventude. Ao beber a água da fonte, Bobo nunca mais envelheceu, ficou inteligente e ganhou a habilidade de falar qualquer língua, inclusive as dos humanos.

Entretanto, ao começar a apresentar suas novas habilidades investigativas respondendo casos de assassinatos e crimes no circo, seu espetáculo acabou. Quando seu dono morreu sob circunstancias misteriosas, Bobo passou a usar suas habilidades detetivescas no ramo da investigação particular como Detetive Chimp. Beberrão confesso, Chimp freqüentava o Bar Oblívio, onde conheceu Senhor da Noite, Demônio Azul, Sombra da Noite, Retalho e Magia, com quem formou o Pacto das Sombras.Certa vez, Chimp usou o elmo do Senhor Destino, tornando-se uma variação do herói místico, porém, o chimpanzé preferiu largar mão do elmo para que ele pudesse continuar sua busca por um novo Destino. Recentemente, Chimp foi visto ajudando Batman em seus casos por meio de uma sala de bate-papo.

Solovar

Primeira Aparição: The Flash (vol. 1) #106 (1959)

Poderes e Habilidades: Era um gorila hiper-inteligente com poderes telepáticos.

História: Solovar não era nada mais que um gorila normal, até que uma espaçonave alienígena caiu em seu lar na África. Solovar, Grodd e sua trupe foram imbuídos com super-inteligência pelo alienígena que pilotava a nave. Grodd e Solovar acabaram também desenvolvendo poderes telepáticos e telecinéticos. Tomando o alienígena como o seu líder, os gorilas construíram uma cidade super-avançada na África, Gorila City, que permaneceu escondida dos humanos por anos graças a sua tecnologia.

Os gorilas viviam em paz até que a cidade foi descoberta por exploradores curiosos. Grodd forçou um dos exploradores a matar o alienígena, assumindo Gorila City e planejando conquistar o mundo em seguida. Solovar, telepaticamente, contatou Barry Allen, que derrotou Grodd. A partir daí, Solovar tornou-se aliado de Flash, enquanto Grodd tornou-se inimigo constante do velocista escarlate, enfrentando-o diversas vezes.Infelizmente, o Rei Solovar foi morto em um atentado à bomba em solo estadunidense, graças a uma conspiração arquitetada pelo Gorila Grodd, sendo substituído no trono por seu sobrinho Ulgo e mais tarde por sei filho Nnamdi. Solovar acabou retornando como um Lanterna Negro durante a Noite Mais Densa.

Sam Simeon

Primeira Aparição: Showcase #77 (1968)

Poderes e Habilidades: Força, poderes mentais limitados e habilidades detetivescas.

História: Samuel Simeon é um gorila filho de Gorbzil Mammit, e neto de Boka e Gorila Grodd, entretanto, de acordo com Martian Manhunter Annual #2 (1999), Sam é irmão de Grodd. Sam vivia na África, até que foi encontrado pelo professor Theo O’Day e sua filha Angel que estavam viajando em. Os O’Days ficaram impressionados com o símio parcialmente falando. Convidado pelos O’Days para volta para a América com eles, Sam acabou chegando em Nova York, onde se tornou um grande amigo e guarda-costas de Angel.

Por ter poderes mentais limitados, ele os usava para fazer um número limitado de pessoas vê-lo como um ser humano, no entanto, se ele quebrasse a concentração, eles o viam como um gorila. Ele acabou se juntando a Angel em suas atividades como detetive. Os dois chegaram a abrir uma agência de detetives. Durante a Crise nas Infinitas Terras, Sam ficou na Cidade Gorila junto a Detetive Chimp e Solovar, enquanto Angel se encontrava na Conferência Anual de Detetives.Em 2001, a dupla ganhou uma série mais realistas impressa sobre o selo Vertigo em 4 edições. No Universo DC, Sam e Angel foram vistos recentemente durante a missa dos super-heróis em Crise Infinita.

Bonzo, o Macaco Marvel

Primeira Aparição: Shazam #9(1974)

Poderes e Habilidades: Os mesmos do Capitão Marvel

História: Bonzo surgiu quando Billy Batson, o Capitão Marvel, foi convidado para fazer o papel de um mágico no "O Show de Bonzo", um show televisivo estrelado pelo macaco Bonzo. Billy acaba se surpreendendo quando descobre que, enquanto ele usa o turbante que constitui seu traje, Bonzo se transforma numa espécie de Macaco Marvel, quando Billy diz "Shazam!" Somente quando Billy tira o turbante ele podia se tornar o Capitão Marvel normalmente. Bonzo acaba pegando o turbante, fazendo com que Capitão Marvel não pudesse fazer Bonzo voltar ao normal até que recuperasse o turbante. Uma perseguição maluca acaba acontecendo, e Capitão Marvel, sem poder bater no macaco que tem os mesmos poderes que ele, engana Bonzo recuperando o turbante. Em seguida, Bonzo foi devolvido ao estúdio de TV, onde ele pôde aparecer na televisão dizendo "vootie vootie!" para o deleite do Capitão Marvel.

Gleek

Primeira Aparição: The All New Superfriends Hour (1977)

Poderes e Habilidades: Era um macaco sagaz, inteligente e multifuncional

História: Gleek é um macaco alienígena nativo do planeta de Exxor. Gleek era o fiel parceiro dos Super Gêmeos Zan e Jayna. Era também mascote dos Superamigos. O macaco alienígena era sagaz, inteligente e multifuncional, fazendo de tudo um pouco. Gleek é um personagem exclusivo da série animada e da série de quadrinhos dos Superamigos. Na versão em quadrinhos dos Superamigos apresentados na HQ Superfriends, Gleek fazia parte de um circo interplanetário, o mesmo dos Supergêmeos, e fugiu junto com os gêmeos quando estes fugiram. Assim, ao chegarem a Terra, tornaram-se membros dos Superamigos.
Gleek apareceu em DC Super Pets, como um dos Superanimais. Ele e Beppo combateram o Gorila Grodd.

Curiosidade: Apesar dos Super Gêmeos terem se tornado personagens parte da continuidade oficial da DC, Gleek nunca conseguiu isso. Porém, ele já foi homenageado algumas vezes, como no divertido Elseworld Batman e Superman: Os Piores do Mundo, onde ele e os Super Gêmeos e Superamigos foram vítimas do duelo entre Batmirim e Mr Mxyzptlk.
Além disso, ele chegou aparecer na série animada Batman: Bravos e Destemidos (Batman: Brave and Bold) como um das premiações da sala de troféus do Caçador Sem Face.

Parceiros

Chigger

Primeira Aparição: Tomahawk #61 (1959)

Poderes e Habilidades: Como o “Chimpanzé mais bem treinado do mundo”, Chigger ajudou Tomahawk e Dan.História: Chigger era um macaco treinado de um circo itinerante que fugiu para o deserto sendo encontrando e cuidado por Tomahawk e seu parceiro Dan. O macaco retribuiu o favor ajudando a dupla a enfrentar índios selvagens.

Frankie

Primeira Aparição: Justice Society of América ( vol. 3) #14

Poderes e Habilidades: Frankie é um macaco comum.

O macaquinho de estimação da jovem Tempestade da Sociedade da Justiça da América surgiu quando o falso Gog se teleportou do Congo para a base da SJA trazendo consigo o macaco. Frankie, como foi batizado devido à obsessão de sua dona pelo Mágico de Oz, tornou-se mascote da equipe e ganhou uma roupa com asas feitas por Relâmpago.

Outros

Charlie, o Sargento Gorila

Primeira Aparição: Star Spangled War Stories #126 (1966)

Poderes e Habilidades: Além de entreter as tropas, Charlie era um ótimo soldado.

História: Charlie era um gorila que foi treinado para entreter as tropas no Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial, mas seu sonho era se juntar ao seu treinador Pinky Donovan como um soldado, e foi o que ele fez, provando a todos o seu valor ao combater os inimigos sem medo e salvar seus companheiros, salvando o dia no processo.

Taro, o Gorila Bruxo

Primeira Aparição: Strange Adventures #186 (1966)

Poderes e Habilidades: Ganhou inteligencia humana e fez um exército de gorilas com a poção.

História: Enquanto preparava uma poção mágica que lhe permitiria se comunicar com os animais, o explorador das selvas Reed foi subitamente atacado por um gorila chamado Taro. Durante o ataque, a poção deu inteligência humana ao gorila e transformou Reed num gorila. Taro então colocou as roupas Reed (incluindo o tapa-olho de Reed!), e misturado a poção mais gorila fez um exército de macacos inteligentes para dominar o mundo. Felizmente para a humanidade, amigo de Reed, Bruce, usou um antídoto para fazer Taro perder sua inteligência e Reed recuperar sua humanidade. Taro foi então capturado e enviado a um zoológico, aindo usando o tapa-olho de Reed!

Andy, o Gorila Jogador de Beisebol

Primeira Aparição: Wonder Woman #78 (1955)

Poderes e Habilidades: Aprendeu a jogar beisebol com a Mulher Maravilha.História: Para salvar uma escola de ser fechada, Mulher Maravilha deveria ganhar um jogo de beisebol, porém, seu único companheiro de equipe era um gorila de circo chamado Andy que não sabia jogar. Instantaneamente, a heroína usou todas as suas habilidades para ensinar Andy a jogar. Felizmente, os dois ganharam o jogo, impedindo o fechamento da escola.

JLApe

Todos os anuais da DC de 1999 relacionados a Liga da Justiça foram parte de uma história crossover chamada “JLApe: Gorilla Warfare", onde a maioria dos heróis se transformou em gorilas devido a uma “bomba gorila”. Na trama que culminou com a morte de Solovar, Gorila City se apresentava para o mundo, sendo alvo de um plano maligno arquitetado por Grodd.
* JLA Annual # 3* Batman Annual # 23 * Aquaman Annual # 5 * Wonder Woman Annual # 8 * Flash Annual # 12 * Superman Annual # 11 * Green Lantern Annual # 8 * Martian Manhunter Annual # 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário