sábado, 21 de janeiro de 2012

Dados do Monitor - Curiosidades: Batman "interpretaria" Hamlet de Shakespeare

Em 1996, quando a DC Comics estava publicando histórias Elseworlds (Túnel do Tempo) com grande regularidade, o escritor Steve Englehart mandou uma ideia de uma história nestes moldes na qual o Batman seria Hamlet. O título da história seria The Tragedy of Batman, Prince of Denmark" (A Tragédia do Batman, Príncipe da Dinamarca). A chamada é tão curiosa quanto o título: To be the bat, or not be..."(Ser o morcego, ou não ser).

Steve, num bate-papo com o site CBR, contou ter percebido, naquela época, que havia um desafio em passar este conceito para as HQs, e resolveu assumi-lo. Ao ler Hamlet com muito cuidado e fazendo muitas anotações sobre caracterizações e temáticas, ele construiu a ideia em torno do Batman e do Coringa, passando a ideia para o então editor Dennis O’Neil. Bom, o resultado da história pode ser lido a seguir, como relatado pelo próprio Steve:
Escrevi uma sinopse detalhada, com toda a minha erudição. E Denny, sei lá por qual razão, não gostou, então ficou por isso mesmo“, disse o escritor.
E ele completa a informação com algo engraçado:
No entanto sempre vendo meus textos, e este é um dos meus best seller!"

O script pode ser comprado no site de Steve (este aqui). Pra finalizar, vale lembrar que Grant Morrison, enciclopédico como é, utilizou esta lenda urbana numa história do Batman interligada a Crise Final, colocando o herói a caráter e brandindo uma espada em Batman #682.

Fonte: Multiverso DC & Comic Book Legends Revealed do CBR

Um comentário:

  1. Bacana esse rumor. Batman é bastante shakespeareano... É uma pena isso não ter se concretizado.

    ResponderExcluir