segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jong Li: O primeiro Lanterna Verde humano

Engana-se quem pensa que Alan Scott foi o primeiro Lanterna Verde da Terra. O personagem foi criador por Doug Moench e Paul Gulacy e apareceu pela primeira vez em Green Lantern: Dragon Lord #1, de 2001. Milhares de anos antes de Scott entrar em ação, Jong Li foi o primeiro homem da Terra a se tornar um Lanterna Verde. Jong era um monge do Templo dos Lordes Dragões (seres que governavam na "Era de Ouro" da raça humana, e que graças a esses seres, o homem prosperou) na China Feudal. Ele viveu na China antiga, do ano 660 D.C com os outros monges e o Mestre. Os últimos a comungar e dar energia para sustentar os Lordes Dragões ficariam abrigados no templo.

Enquanto crescia, Jong Li foi ensinado pelos a renunciar a todas as posses terrenas e viver uma vida de paz e de disciplina; mas um dia, uma concubina imperial, Jade da Lua, com seu filho recém-nascido veio a ele em seu templo, implorando por ajuda na tentativa de escapar de sua prisão. Jong Li tentou ajudá-la, mas não conseguiu, e seu templo e companheiros monges foram devastados pelas tropas do imperador e seu comandante.

Durante a luta Jong Li é nocauteado. Ele acorda a tempo de escapar do Templo ser incendiado, fugindo para a floresta. Durante sua primeira noite de descanso, um ser alienígena e representante dos Guardiões do Universo chega à Terra e procura por candidatos adequados para um carregar um anel energético. O alienígena, então, encontra Jong, e lhe dá um anel e uma bateria em forma de lanterna para "combater o mal, aliviar o sofrimento e proteger os inocentes", instruindo-o telepaticamente. Ele também é alertado quanto a tentação do poder. É neste momento que Jong Li se torna primeiro Lanterna Verde da Terra e o primeiro Lanterna humano do Setor 2814.
Jong Li mais tarde resgatou Jade da Lua e descobriu, na Montanha do Pulmão, o último Lorde Dragão supostamente vivo. Ele saiu em procura de sua autoridade superior e com a bênção do fogo tornou-se o último Lorde Dragão da Terra, finalmente derrotando as forças do imperador perverso e salvando o seu povo. Mesmo recebendo o anel de um Guardião do Universo, Jong-Li nunca fez parte da Tropa dos Lanternas Verdes.

Este não era um conto Elseworlds, mas uma história da continuidade. Ainda assim, não existe informação suficiente para decifrar se conto de Jong-Li tem lugar antes ou depois da do Lanterna Verde alienígena Yalan Gur, Lanterna Verde renegado do Setor 2814.

3 comentários:

  1. Essa história é interessante.

    Imagino se o Lanterna asiático da Liga da Justiça em Batman do Futuro não seria uma espécie de homenagem/easter egg desse personagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Outra joia rara. hahaha. Ótimo, Gustavo.

    ResponderExcluir
  3. aparece um lanterna verde oriental quando a Vixen é mandada para uma outra dimensão por uma entidade que manipula os poderes dela em uma historia recente da LJA!!Marcos Punch.

    ResponderExcluir